[leia] Feriado Municipal em Felipe Guerra, homenageando Ex-Prefeito Titico de Adelino.

No dia 29 de agosto, comemora-se em Felipe Guerra o Feriado Municipal em homenagem ao ex-prefeito Francisco Chagas da Silva, popularmente conhecido como "Titico de Adelino". O mesmo teve uma grande história política no nosso município.
(Busto do ex-prefeito se encontra na Praça que tem seu nome - a Praça dos Colégios)

Titico ingressou na vida pública por intermédio do Sr. José Firmino, que militava na política como vereador na cidade de Apodi, da qual Felipe Guerra era distrito e ele o representava. Foi vereador na primeira eleição ocorrida em Felipe Guerra, em 24 de Janeiro de 1965. Se elegeu vereador novamente em 1969 e como Presidente da Câmara. Nesse pleito as eleições foram apenas para vereadores. 

Em 1º de agosto de 1969 o Sr. Francisco assume a presidência da Câmara Municipal de Felipe Guerra em virtude da renúncia do então prefeito Dr. Eilson Gurgel.

No dia 30 de novembro de 1969 ele disputa o pleito para prefeito como candidato único pelo partido ARENA obtendo 699 dos 784 votos. É empossado no dia 31 de janeiro de 1970 para um mandato de 3 anos ( mandato tampão). Nas eleições de 1972 conseguiu eleger seu sucessor, o Sr. Raimundo Pascoal, voltando a ser eleito em 1976 apoiado por Raimundo, seu correligionário que deixa o cargo de prefeito para ser vice. Juntos, governaram Felipe Guerra durante 6 anos. 

Titico de Adelino realizou obras importantíssimas para Felipe Guerra na época em que se desenvolvia como cidade. Construiu o Ginásio Municial José do Patrocínio Barra, no centro da cidade, além de outros estabelecimentos de ensino nas localidades de Brejo, Boqueirão e Arapuá, pavimentou as ruas da Cidade Baixa, construiu a histórica Ladeira que liga as cidades Alta e Baixa, edificou o Posto da Telern, fez doação de mais de 600 Lotes de terra para a construção de unidades habitacionais na Cidade Alta, construiu a Barragem do Mirador em convênio celebrado com a Diaconia, eletrificou a Cidade Alta além de restaurar a iluminação pública da Cidade Baixa, entre tantas outras obras em beneficio do povo de Felipe Guerra.

Faleceu na noite do dia 29 de agosto de 1984, aos 55 anos de idade, na cidade de Mossoró, vítima de coma hepático - cirrose hepática.

Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município de Felipe Guerra, dada a sua importância como homem público, querido por todos os felipenses, a Câmara Municipal decretou como Feriado Municipal o dia 29 de Agosto, data em que se relembra o aniversário de falecimento do Sr. Francisco Chagas da Silva. 
Vi no Abelhudo News
[leia] Feriado Municipal em Felipe Guerra, homenageando Ex-Prefeito Titico de Adelino. [leia] Feriado Municipal em Felipe Guerra, homenageando Ex-Prefeito Titico de Adelino. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 07:42 Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

sse eu tiroo o chapéu, homen digno e honesto, q como prefeito além de me uerrer muito bem sempre que me via eu com um avo me pagava um filois la em chicolinha beata. parabéns TITICO DE ADELIN.