[leia] I Conferência Municipal de Cultura é realizado em Felipe Guerra.

Público
No dia de ontem, 31 de julho foi realizada a I Conferência Municipal de Cultura, na sede do COMDICA em Felipe Guerra, e contou com a participação de diversos setores artísticos do município, representantes da música, artes cênicas, comunicação social, alunos, professores, quadrilhas juninas, entre outros. Para a discussões que definam ações estruturais para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e eleger delegados para a etapa estadual. 
O Poder Público Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer foi responsável pela convocação, regulamentação e realização da Conferência Municipal de Cultura. O secretário Bruno Antunes destacou a importância para a efetivação do Conselho e do Fundo de Cultura, cumprindo exigências para a implementação do Sistema e para receber recursos federais e estaduais destinados à promoção cultural do município.
Secretário Bruno Antunes, coordenou a conferencia.
Com o tema: "Uma política de estado para a Cultura: Desafios de sistema municipal de cultura", a programação começou a partir das 7h30, e a discussão girou em termo de quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais, Cultura e Desenvolvimento. Na oportunidade, foram feitos apresentações do Grupo Teatral do Projeto Abelhar, Sanfona, Violão e Quadrilha Pedra de Abelha.
Palestrante Fernando Neves
A conferência contou ainda com a presença do palestrante Fernando Neves, que considerou um momento Ímpar para o município e explanou diversos temas importantes dos eixos, como também falou da importância do Sistema Nacional da Cultura, e sua função da seguinte forma: o municípios assinam o termo de adesão e, a partir daí, se comprometem a implantar no município a estrutura cultural que é exigida pelo ministério da cultura. Em contrapartida, o Minc oferece apoio para o desenvolvimento de políticas culturais.

As atividade contou com a presença de mais de 100 pessoas que contribuíram com a conferência através de apresentações artísticas e propostas para o segmento cultural. Depois das elaborações das propostas dos grupos em cada eixos e aprovado em plenário, foram escolhidos três delegados que irão representar o município a nível Estadual.

Durante as falas das autoridade, o Chefe de Gabinete Luiz Agnaldo, externou a preocupação do executivo no tocante assunto, e falou da importância da conferencia, uma espécie de diagnóstico e habilitar o município a receber recursos. Em seu longo discurso, o prefeito Haroldo Ferreira, disse que a cultura é Essencial no dia a dia, e garantiu todo apoio necessário a cultura do município, para assim, possa realmente desenvolver e proporcionar o melhor neste Setor.
Destacamos a presença de Girlene Ferreira (Sc de Saúde); Nevinha Leite (Sc de Educação); Veridiana Leite (Coordenadora da Cultura); Leodete Pascoal (Sc de Assis. Social); Adaiton Morais (Diretor do Hospital); Andreia Lucena (Presidente do COMDICA); Valcides Leite (Diretor do Ensino Rural); Ducivan Fernandes (Diretor do P. Abelhar); Karla Adriana (Sub. Sec de Educação); Duquinha (Pres. Associações); Diniz Carneiro (Coordenador de Obras); Ver. Salomão Gomes; Ver. Jânio Barra; Ver. Djalma Laurindo; Ver. Pedro Cabral e demais representantes de instituições, desde já pedimos desculpas por não lembrar todos.


Veja mais Fotos (AQUI).

Um comentário:

Anônimo disse...

é muito diferente quando se tem um Prefeito numa cidade querendo trabalhar.PARA´BENS PREFEITO.

Tecnologia do Blogger.