[leia] Sonho Antigo que pode se tornar Realidade...

A pauta que iremos abordar nesta postagem é de muita importância para a estimativa de mais de 774 pessoas que moram em 3 comunidades rurais, que se identifica como de Felipe Guerra, mas que de fato pertence a outras cidade vizinhas. É bem verdade que a distância entre as comunidades e a sede do município é uma das principais razão da população. O tema que já é antigo, ultimamente tem ganhado grandes proporções.

Tenho visto muitos relatos dos populares explanarem as dificuldades que enfrenta as comunidade de Pindoba I, São Lourenço e Santana, onde são as comunidades que pertence de fato a Apodi e Caraúbas. De acordo com a área oficial do município de Felipe Guerra, a cidade tem tem uma área territorial de 268 km², e as três comunidades por pouco não pertecem a Felipe Guerra. É o que mostra a imagem captado do Google Maps.
Como sou residente na comunidade de Pindoba, tenho a oportunidade de retratar o dia a dia desta população rural, posso afirmar que tradicionalmente a comunidade buscou sempre a cidade de Felipe Guerra para o atendimento de suas principais necessidades externas, seja por meio dos serviços públicos de saúde, educação e de transporte. Além da importância estratégica relevante, principalmente na questão comercial, a população destas comunidade sempre procurou valorizar o município de Felipe Guerra, por causa da distância entre a comunidade e a sede do município.

Hoje, quase toda população da comunidade de Pindoba I e São Lourenço tem seu título de eleitor como votante na cidade de Felipe Guerra, um dos fatores importante que contribuem nas decisões políticas e administrativa da cidade. Com isso, dificilmente estas comunidades são beneficiados com ações do município em que de fato pertencem legalmente, deixando assim, praticamente estas comunidade Neutro de qualquer ações beneficiantes.

Com base nas opiniões dos moradores, a maioria da população destas comunidade é a favor de um possível desmembramento das comunidades pertencente de Apodi, Caraúbas para Felipe Guerra. Faltando apenas apoio e um diálogo entre as três administrações municipais e as respectivas câmaras de vereadores de Felipe Guerra, Apodi e Caraúbas, para se chegar a um consenso geral. O processo de desmembramento depende, entre outros procedimentos, ser aprovado por plebiscito.

Haja visto que a comunidade do Poço Tilon, também tem o mesmo desejo de um possível desmembramento.

Informação sobre as comunidades:
Sítio Santana, Caraúbas: Quantidade estimada de moradores nesse logradouro: 286
Sitio Sao Lourenco, Apodi: Quantidade estimada de moradores nesse logradouro: 324
Sitio Pindoba, Apodi: Quantidade estimada de moradores nesse logradouro: 164 

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero ressaltar que a PINDOBA II que não sei porque não foi mencionado também, que por sua fez tem uma estimativa de mais de 100 habitantes na mesma, tendo a maioria dos seus eleitores que vota na cidade de Felipe Guerra!
Caro Thiago gostaria de acrescentar também que sinto falta em seus reportagem postadas no seu blog matérias que não falam no Sitio Pindoba II sentindo uma certa exclusão e sim só no Sitio Pindoba I. Infelizmente não moro nessa terra maravilhosa, mais sou dai e tenho familiares e todos os dias acesso o seu blog para ficar sabendo das noticias da minha terra. E sempre vejo que você não fala no mesmo (Pindoba II). Obs: O Sitio Pindoba II foi primeiro que a Pindoba I, tendo em vista que o sitio Pindoba I tinha outro nome que não me recordo no momento.

Tecnologia do Blogger.