[leia] Aumento do Câncer de Mama no Município de Felipe Guerra.

A Secretaria Municipal de Saúde, preocupada com o crescente número de câncer de mama diagnosticados no município, convoca as mulheres acima de 35 anos para comparecer a UBS da cidade baixa, nas segundas feiras pela manhã, terças feiras, pela tarde e quintas feiras pela manhã com o propósito de realizar uma avaliação com uma profissional, no intuito de descobrir qualquer alteração nas mamas.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica Cristiane Mirla “Essa busca ativa tem a finalidade do diagnostico precoce de alguma Neoplasma”.

Descoberto qualquer alteração, a mulher será encaminhada para fazer a ficha de referência para ter acesso a mamografia, que é o exame mais completo e detalhado para diagnosticar possíveis cânceres de Mama. Para realizar a mamografia a paciente terá que procurar a Secretaria Municipal de Saúde, que fica localizado na Unidade Hospitalar, Dr. Eilson Gurgel do Amaral, na cidade Alta, com as seguintes cópias dos documentos: Identidade; CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência, feito isso a secretaria disponibilizará o transporte para o deslocamento da paciente.

Em 2011 a doença matou mais de 13 mil mulheres no Brasil. O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama que formam um tumor maligno, mas se for descoberta no início tem cura.

O primeiro sinal do câncer costuma ser a presença de um caroço acompanhado ou não de dor. Existem outros sintomas que também devem ser observados como a deformidade ou o aumento do seio, vermelhidão, retração da pele, edema e a presença de líquido nos mamilos. Também podem aparecer pequenos caroços na região, embaixo dos braços e nas axilas. Entretanto, nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. Para não ficar na dúvida a mulher que identificar algum desses casos deve procurar auxílio médico.(Font. Ministério da Saúde)
.
Fonte: Assecom
[leia] Aumento do Câncer de Mama no Município de Felipe Guerra. [leia] Aumento do Câncer de Mama no Município de Felipe Guerra. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 12:34 Rating: 5

Nenhum comentário