[leia] Projeto prevê consulta gratuita do CPF pela Internet.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou projeto de lei 2407/11 que garante ao consumidor o direito de consultar gratuitamente, pela Internet dados de seu cadastro, de forma a verificar facilmente se está ‘positivo’ ou ‘negativo’ nos serviços de proteção ao crédito.

A consulta já é gratuita – por conta da Lei 12.414/11 – mas foi estendida a dados de consumo previstos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). E como defende o relatório aprovado, para fazer jus à gratuidade da situação, o consumidor precisa ir pessoalmente a uma loja.

Isso porque o Código, embora já garanta o acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo, não definiu a forma de consulta – daí que sites como da Serasa ou SPC permitam a verificação de CPF, mas cobram ‘assinatura’ ou são acessíveis ‘somente para associados’.
* Com informações da Agência Câmara
[leia] Projeto prevê consulta gratuita do CPF pela Internet. [leia] Projeto prevê consulta gratuita do CPF pela Internet. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 10:59 Rating: 5

Um comentário

NETO DE FERRERINHA disse...

QUE COISA LINDA ESSE PASSEIO DE BICICLETAS AI EM MINHA LINDA CIDADE FELIPE GUERRA A TUAL CIDADE MODERNA VCS TEM TUDO FELIPE GUERRA E RICA EM TUDO TEM A VEREADORA COM TODO RESPEITO BONITA LINDA E TEM MAIS E MINHA PARENTA FILHA DE MINHA PARENTA ALDALGISA DE PAULO PADRE COM TUDO RESPEITO MUITO INTELIGENTE DE MANOEL DE JOEL CANELA SEU PAI TAMBEM MUITO CULTO O MELHOR MUITO MEU AMIGO VAI UM RECADO O PRA VEREADORA VA EM FRENTE JUNTO COM O POVÃO VOCE TEM TUDO PRA UM DIA SER PREFEITA DAI JOEDNA NETO DE FERRERINHA