[leia] Dicas do Editor, sobre uma boa Redação...

Por Thiago Gama - No início desta semana, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o destaque e dicas nessa matéria é do próprio Editor que escreve este blog.
 
- Tive uma boa pontuação na parte mais importante da Prova, que é a Redação, onde tem maior valor na nota do ENEM. De uma escala de até 1.000 pontos, obtive um resultado de exatamente 950.00 pontos, faltando apenas 50 pontos para fechar a redação. Aproveito para mostrar alguns pontos importantes que fez da minha redação excelente  e com pontuação RECORD na cidade de Felipe Guerra.

Você leitor deste renomado blog, sabe que quem vive de informação e escreve matérias como este Editor que vos escreve, sabe que é importante ficar antenado no mundo da informação e está por dentro dos temas Atuais. É importante ressaltar que ler muito jornal, revista e etc, ajuda muito a ter um vocabulário mais completo, e além de conhecer as palavras lidas, você aprenderá o domínio da língua Portuguesa. 

Outro ponto fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o conhecimento adquirido em Vídeos e dúvidas tiradas em sala de aula, de como fazer uma boa redação. As leituras de temas atuais e de provas anteriores também ajudaram. Quando vi o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil", fiquei satisfeito, porque era um assunto atual e sobre o qual eu tinha lido recentemente, quando buscava informações na internet para o blog.

Na hora de escrever uma redação, é necessário organização e objetividade. Fiz o que sempre tentava fazer nas redações, um esquema do que eu ia pôr em cada parágrafo. Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na prova e aproveitar o que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto. A harmonia das ideais também é importante na hora da redação. Também buscava sempre tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender o que eu queria dizer.

 
Essas é algumas dicas que gostaria de deixar pra quem pretende fazer Vestibular, e claro, o professor pode ser melhor consultado. Segundo informações as redações são avaliadas por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

10 comentários:

Anônimo disse...

THIAGO, PARABÉNS PELO RESULTADO E TORCENDO PELA SUA FUTURA APROVAÇÃO NA UERN!

Anônimo disse...

SE ACHA!! KEKEKE...SE ENXERGA CARA!!! O PRINCIPAL VC NÃO ESCREVEU, A PALAVRA HUMILDADE...FALAR É FACIL QUERO VÊ TER HUMILDADE...

Thiago Gama disse...

Não entendi!

Então tá querendo dizer que estou mim achando? Que não tenho humildade?

E o que vc entendeu no texto ou matéria? Acho que vc precisa ler novamente.

Faça o seguinte, venha mim conhecer, e verás que é na humildade que conquisto a minha Felicidade!

Anônimo disse...

VALEU THIAGO É ASSIM Q SE DIZ.

Anônimo disse...

SE PEROCUPA NÃO THIAGO! MANTENHA O SEU FOCO A ONDE VOCÊ DESEJA CHEGAR: EM UMA UNIVERSIDADE. AÍ QUEM SABE UM DIA VOCÊ PODE DAR UMA AULINHA PRA ESSA PESSOA "HUMILDE" DO COMENTÁRIO SOBRE RESPEITO! SUCESSO!

Anônimo disse...

Só gostaria de informar ao letrado possuidor deste blog que "mim" não conjuga verbo, ou seja, não existe "mim achando" ou "mim conhecer" quando seguido de verbo por favor usar o pronome oblíquo átono da primeira pessoa do singular "me". Parabéns pela sua nota no enem espero que seja apenas uma de muitas conquistas que virão!

Thiago Gama disse...

Quem disse que sou 'Perfeito' na língua portuguesa? Existe sim, palavras que posso colocar no lugar errado, mas sempre procurei errar menos e até agradeço corrigir esse pequeno detalhe. Há! Talvez a iniciativa de 'me' corrigir, foi somente porque a matéria trata-se de redação. Lembrando que vale para outras matérias, e ficarei agradecido por sempre detectar algum erro de português. Assim aprendo cada vez mais!

Na próxima, se identifique, e seja meu professor ou professora, nesta praça virtual.

Abraço!

Anônimo disse...

Caro Thiago
Se me mantenho anônimo é apenas por que creio que as idéias aqui expostas são mais importantes do que aqueles que as proclamam. "Eu sou uma idéia e idéias não tem nomes ou rostos". Reitero aqui minha estima pela sua pessoa, temos em nossa terrinas exemplos notáveis de pessoas que venceram na vida através do estudo e acredito que você será mais um. Uma ultima observação que faço é que não tenho pretensão de ser professor "Se pude ver mais além dos demais é porque me pus de pé nos ombros de gigantes" e apenas passo adiante o ínfimo conhecimento que me foi passado.

dede disse...

Parabéns Thiago, pela sua nota na redação continue estudando e muito pode ser cansativo mas é o único caminho para uma pessoa humilde alcançar seus objetivos, esforce-se pois Deus honra o trabalho de seus filhos.

Eliezer Miranda

Anônimo disse...

parabens thiago siga o seus ideais amigo muito boa nota uma amiga minha tirou cuase isso parese um 9 valeu redaçao e bicho complicado mesmo

Tecnologia do Blogger.