Pesquisar....

[leia] Dicas do Editor, sobre uma boa Redação...

Por Thiago Gama - No início desta semana, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o destaque e dicas nessa matéria é do próprio Editor que escreve este blog.
 
- Tive uma boa pontuação na parte mais importante da Prova, que é a Redação, onde tem maior valor na nota do ENEM. De uma escala de até 1.000 pontos, obtive um resultado de exatamente 950.00 pontos, faltando apenas 50 pontos para fechar a redação. Aproveito para mostrar alguns pontos importantes que fez da minha redação excelente  e com pontuação RECORD na cidade de Felipe Guerra.

Você leitor deste renomado blog, sabe que quem vive de informação e escreve matérias como este Editor que vos escreve, sabe que é importante ficar antenado no mundo da informação e está por dentro dos temas Atuais. É importante ressaltar que ler muito jornal, revista e etc, ajuda muito a ter um vocabulário mais completo, e além de conhecer as palavras lidas, você aprenderá o domínio da língua Portuguesa. 

Outro ponto fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o conhecimento adquirido em Vídeos e dúvidas tiradas em sala de aula, de como fazer uma boa redação. As leituras de temas atuais e de provas anteriores também ajudaram. Quando vi o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil", fiquei satisfeito, porque era um assunto atual e sobre o qual eu tinha lido recentemente, quando buscava informações na internet para o blog.

Na hora de escrever uma redação, é necessário organização e objetividade. Fiz o que sempre tentava fazer nas redações, um esquema do que eu ia pôr em cada parágrafo. Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na prova e aproveitar o que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto. A harmonia das ideais também é importante na hora da redação. Também buscava sempre tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender o que eu queria dizer.

 
Essas é algumas dicas que gostaria de deixar pra quem pretende fazer Vestibular, e claro, o professor pode ser melhor consultado. Segundo informações as redações são avaliadas por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
BERIKAN KOMENTAR ()