Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Antigas dívidas, Uma pedra no Caminho'.

gleicigene@gmail.com
Ouvir do prefeito Haroldo Ferreira, quando da prestação de contas do seu primeiro ano de governo no plenário da Câmara Municipal, diga-se de passagem, ato jamais praticado pelos ex-prefeitos dessa cidade. Abre aspa “Sei que enfrentarei muitas dificuldades, mas entrarei para a história como o melhor prefeito de Felipe Guerra", fecha aspa. Confesso caro leitor que vibrei e o aplaudir. Passado a euforia do momento, disse para mim mesmo – Não será. 

Cheguei a tal conclusão após uma simples constatação dos fatos: como isso seria possível se ele encontrou uma prefeitura completamente sucateada, com as finanças da mesma até hoje quitando os desconjuntes contraídos nas gestões passadas fruto dos atos de irresponsabilidade por parte daqueles que governaram Felipe Guerra? Não deixaram nenhuma base na cedência do governo, destruíram documentos e levaram da prefeitura inclusive, o pano de coar café.

Dizer que Reginaldo Pascoal pôs em dois meses as contas do nosso município em dia é demonstrar tremendo desconhecimento administrativo local, sem falar que isso serve também para incriminar ainda mais o ex-prefeito Braz Costa. Sim, como Reginaldo Pascoal pagou todas às dividas da prefeitura em dois meses se Braz Costa não conseguiu em oito anos? Bom, ao sair da Câmara Municipal, caminhando para casa, lembrei-me do discurso (está gravado) do ex-prefeito Hugo Costa, em Setembro de 2012, no qual ele justificava em praça pública seu apoio ao até então candidato Haroldo Ferreira. 

Abre aspa “Estou aqui porque não aguento mais ver meu povo sofrendo, é um desmantelo geral e isso estar me comendo por dentro”. Fecha aspa. Quem diria. Eu estou sendo obrigado a admitir que Hugo Costa fizera um discurso verdadeiro um dia, puxa vida! Segundo o Historiador Frances Marc Bloch, a aplicação do método comparativo serve para explicar as semelhanças e diferenças dos atos praticados pelos homens. Assim sendo, se adotámos Bloch e tal método, veremos nitidamente as diferenças nas ações praticadas até aqui pelo prefeito Haroldo Ferreira e seus antecessores. 

Hoje, podemos até dizer que Haroldo Ferreira é de fato o melhor prefeito da história de Felipe Guerra, pois antes dele existiram dois cidadãos que brincaram de ser prefeito e, nessa brincadeira o povo cantava: eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré. E eles: eu sou rico, rico, rico de marré, marré, marré. Enfim, Haroldo Ferreira não será o melhor prefeito da história de Felipe Guerra simplesmente porque a história não para. Pelos menos deixará um pedestal e um setentrião a ser seguido para aquele que o substituirá um dia, coisa que ele não encontrou, pois o desmantelo era geral, como bem disse em praça pública o ex-prefeito Hugo Costa. A verdade é essa! Como  diz meu amigo Rodrigo.

RÁPIDAS

- Os assaltos que ocorreram recentemente em nossa cidade estão servido para os cabeças ocas fazerem politiquice. Não me peçam para esquecer o passado. O saudoso Manuel de Abel foi vítima recordista de assalto em nossa cidade. Inúmeras vezes, Zé Caboré foi assaltado e espancado em sua residência. Um idoso Felipense depois de assaltado foi morto a tiros em sua residência.  Ah, é que eu estava esquecendo, naquela época ninguém cobrava providências das autoridades. Afinal elas não existiam!

- Um Santanense não gostou quando no programa Espaço Livre (FM Liberdade 104,9) eu disse que a secretaria e primeira Dama Girlene Ferreira, em dois fará pela saúde de Felipe Guerra o que as ex-primeiras Damas não fizeram em vinte anos. Amigo, isso não é uma ofensa e sim, uma verdade. Enquanto a atual vai ao campo de luta, as de outrora ficavam no conforto das suas mansões.

- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram neste sábado que a Rússia enfrentará consequências adicionais se intervir na Ucrânia sem permissão do governo ucraniano. O homem avisou.

- O Blogueiro Edivaldo Barboza, fazendo uso do seu oráculo vencido, disse-me que a cirurgia e as despesas médicas proveniente do acidente sofrido pelo colega José Wilson, foram assumidas por um colega seu. É meu amigo Edivaldo Barboza, esse negócio de mitologia grega só funcionava na antiguidade.

- Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 447 crianças foram mortas em pouco mais de um mês de conflito entre o Hamas e Israel. Na verdade a ONU só serve para emitir números e mais nada.

- Candidato ao governo do Estado pelo PMDB, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, tem ao seu lado 18 partidos. E por pouco, por muito pouco, como ele mesmo ressaltou, não tem 19. Quem seria o décimo nono? O PSD de Robinson Faria, “principal” adversário dele no momento. É mole?

- Em Felipe Guerra, o funcionalismo público recuperou seu poder de compra depois que a atual gestão passou a honrar a folha de pagamento. Para quem estava há mais de seis anos recebendo desordenadamente, a recuperação do crédito junto ao comércio é motivo de alegria.

- A atual gestão municipal vai continuar pagando um preço muito alto pelos desmandos e falta de compromisso, principalmente com os funcionários da Prefeitura Municipal de Felipe Guerra (ASSECOM). Pagar dividas das gestões passadas tem prejudicado por demais as ações do prefeito Haroldo Ferreira, que está sendo obrigado a se virar nos 30.

- O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) recomendou que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) mantenha o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) ou adote um sistema misto para ingresso na instituição para o próximo ano.

- A Festa do Bode, o maior evento de ovinocultura e caprinocultura do município de Mossoró, viverá hoje seu último dia. O encontro promovido pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região (Ascom), em parceria com o poder público, reuniu milhares de pessoas interessadas no consumo, produção e criação dos animais.

- Quem também ler essas linhas aos domingos enriquecendo a nossa audiência, é minha irmã/tia e professora Edionice Barboza. Uma mulher que possui muitas qualidades e poucos defeitos. Obrigado pela leitura e felicidades sempre.

- Finalizando mais uma e ouvindo “PAI” do compositor, cantor e ator Fabio Junior. Um feliz dia dos pais a todos os pais felipenses e felicidades sempre. 

Pai, pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez 

Pai, pode ser que daí você sinta, qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz....

Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...

Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo 
Pra falar de amor pra você 

Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver

Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu 

Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar

Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz.
Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Antigas dívidas, Uma pedra no Caminho'. Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Antigas dívidas, Uma pedra no Caminho'. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 06:21 Rating: 5

10 comentários

Anônimo disse...

EU JÁ GOSTAVA DE LÊ ESSA COLUNA,AGORA FICOU MUITO MELHOR.TEM BLOG Q TENTA ESCONDER A VERDADE,MAS O POVO NÃO É BOBO,TEM AQUELE VELHO DITADO,DIGA COM QUEM TU ANDAS,QUE EU DIGO QUEM TU ES,POR ISSO COMO ERA QUE HAROLDO IA DA CERTO COM QUEM SÓ ADMINISTROU ERRADO? ISSO EU JÁ SABIA DO COMEÇO.HAROLDO VAI SER O MELHOR PREFEITO DE FG.MAS TEM QUE CORRIGIR UNS SECRETÁRIOS.

Anônimo disse...

eu acho q ele não sabe,mas tem gente que diz que ele sabe que tem secretario acabando com ele,tem uma comunidade que ele tá lá em baixo por contas de certo secretarios.

Anônimo disse...

Simplesmente de mais essa coluna.Rapaz vc não deixa a oposição respirar. Deixe de bater em cachorro morte. Haroldo meu prefeito é vc....

Anônimo disse...

É verdade mesmo esse discurso Hugo deu no palanke de Haroldo em frente a caraiba. Agora hugo tá engolindo as palavras. Só você mesmo negão pra lembrar dessas coisas.Hugo e politico sem validade. Niguem cai mais na lábia dele,é só enrolação.

Anônimo disse...

Negão fiquei sabendo que você e Geraldo estavam na radio da santana fazendo um programa corri e fiu ouvir. muito bom,parabens a vcs dois e continui falando a verdade pra os segos da santna. meta o pal negão sem pena vc e geraldo são nota 1000

Pinheiro disse...

o Nosso prefeito tá igual a nossa governadora Rosalba, quase dois anos se passaram e o que ele faz de melhor é falar das gestões passadas, acho que já passou dá hora, amigo Gleycigene, do prefeito deixar de olhar o retrovisor de sua administração e começar olhar pra frente, por que se não ele finda igual a nossa governadora. srsrsrsrsr.

Anônimo disse...

ESSE ultimo comentário tem fundamento, pode ser que o prefeito fique igual a governadora, já igual a brás é impossivel.

Anônimo disse...

Esquecer o passado? então isso quer dizer amigo PINHEIRO que você não mais votará em Brás e companhia? Se for para esquecer o passado tem que ser por ai. MAS COMO proponhe esquecer o passado se você defende a volta dele? E daqueles que destruíram nossa cidade?
Passar bem GLEICIGENE BEZERRA.

Anônimo disse...

HUGO COSTA INTIMIDOU GLEICIGENE PARA NUNCA MAIS ELE ESCREVER E NEM FALAR O NOME DELE. FELIPE GUERRA TODA SABE DISSE E NINGUÉM DIZ NADA. SE FOSSE O PREFEITO AMEAÇANDO O BLOGUEIRO SALOMÃO MEDEIROS TAVA TODO MUNDO FALANDO NOS FECEBOOKS.QUEM É HUGO? ACHA QUE OS OUROS NÃO TEM FAMILIA É?

Anônimo disse...

eu so acho que em cachorro morto niguem bate e politicamente hugo ta morto