Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Viva a Liberdade de Expressão'.

gleicigene@gmail.com
Os anos de chumbo foi um período repressivo durante a ditadura militar que se estendeu do final de 1968, até o governo Médici, em Março de 1974.  Nessa época, a liberdade de imprensa, de expressão e manifestação foram cerceadas. Ainda durante esse período houve o AI-5, o mais duro golpe do regime militar. Diversas pessoas foram torturadas e mortas. Até hoje, a comissão da verdade tenta descobrir o paradeiro de alguns brasileiros porque a busca pela verdade é ininterrupta. Os profissionais da imprensa viveram aquela época um verdadeiro inferno.

Chico Buarque e Gilberto Gil tiveram os microfones arrancados das mãos quando em um show começaram a contar a música “Cálice” que havia sido metaforicamente submetida à censura. O tempo passou, o povo brasileiro teve de volta a redemocratização e mesmo assim não evoluímos. A nossa liberdade de expressão não tem sido respeitada segundo rege a constituição. Competentes profissionais da imprensa compromissados com a verdade e com o futuro desse país continuam sendo mortos covardemente. 

Vejam alguns exemplos: na madrugada do dia 2 de junho de 2002, o jornalista Tim Lopes, 51 anos, foi morto enquanto realizava uma reportagem sobre abuso sexual de menores e tráfico de droga em um baile funk na favela da Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, a mando de um tal Elias Maluco. Aqui mais próximo de nós, em Limoeiro-CE, o radialista Nicanor Linhares Batista, 43 anos, foi vitima de pistolagem. Nicanor foi morto no dia 30 de junho de 2003, com 11 tiros, dentro da rádio que trabalhava devido “interesses políticos”. Nicanor deixou saudades para os amigos que o acompanhava, era conhecido pelo programa polêmico sobre política no qual criticava as autoridades da cidade. 

Mais perto ainda de nós, o até então prefeito Josivan Bibiano, encomendou a morte de Edinaldo Filgueira, 36 anos, presidente do PT de Serra do Mel. Morto com seis disparos de arma de fogo no dia 15 de junho de 2011, Edinaldo era blogueiro e havia fundado um jornal local denominado “O Serrano”. Motivo; mais uma vez interesses políticos. Os acusados pelos três homicídios descritos acima foram todos condenados.  

O compromisso com a verdade faz parte da índole dos homens de bem, mas não precisamos de um episódio semelhante mais próximo. Cheguei à conclusão que para se fazer política em Felipe Guerra precisamos de pessoas qualificadas e abertas ao dialogo em qualquer circunstancia, pessoas que saibam ganhar e perder, pessoas preparadas para lidar com criticas sem apelar para violência. Pessoas que conheçam pelo menos o conceito de “Liberdade de Expressão”. 

Quanto ao que me ocorrera (ameaça de morte), espero que não me profliguem como Nicanor Linhares ou Edinaldo Filgueira. Mas se querem meu sangue o terão. Não farei nada para estorvar. Pelo menos servirei de exemplo para que as cabeças ocas aprendam que existe diferença entre um homem público e um homem comum. A verdade pode até demorar a eclodir, mas eclodirá,porque a mentira é perversa, não porque arranha a ética, não! Mentira é perversa porque é destrutiva, porque ela confunde a vida, ela falseia o que existe e desorienta todo mundo. 

Desorienta quem escuta e acredita e quem mente e acaba acreditando no que mente. Assim como na ditadura, não precisamos derramar sangue para provar que em Felipe Guerra existem pessoas retrógradas politicamente, ou melhor, políticos obsoletos que jamais se reciclaram. Viva a liberdade de expressão! Viva a paz e os homens de bom coração.

RÁPIDAS
Vicente Nery, da banda Cheiro de Menina, em uma de suas músicas canta: “só DEUS cala minha voz”. Vicente Nery está enganado. Os exemplos descritos acima provam isso. O bicho homem tem o livre arbítrio, é ganancioso e não mede limites quando almeja ao poder.

O Projeto Abelhar, que conta com o apoio do Governo Municipal, vem desenvolvendo um excelente trabalho em nosso Município. Parabéns ao grande Ducivan e ao prefeito Haroldo Ferreira por dar continuidade ao que no passado vinha dando frutos. É assim que se faz! 

Mais 5 unidades habitacionais serão construídas juntando-se as 70 que estão em construção eque serão distribuídas entres famílias de baixa renda do nosso Município. Na gestão “Construindo e Inovando” o prefeito Haroldo Ferreira é competência a toda prova. Por isso dizem que já é o melhor prefeito de Felipe Guerra. 

Maior jogador brasileiro na atualidade, Neymar ainda não é digno de ser chamado de craque, segundo o novo técnico da seleção brasileira, Dunga. "Ele é o melhor jogador brasileiro. Para ter carimbo de craque, tem de ter o carimbo de campeão do mundo nas costas. Mas vamos trabalhar, na seleção, para ele jogar acima da média que define um craque", afirmou o técnico a revista Época.

O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da Republica no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). Folha de São Paulo.

O enterro do ex-governador do estado Eduardo Campos e de três assessores dele, mortos em acidente aéreo na última quarta-feira, 13, deve ocorrer às 17h de hoje, 17, no cemitério de Santo Amaro, próximo ao Centro do Recife. Jornal O Povo.

Um leitor do renomado blog Pindoba Noticias, em um comentário anônimo disse que a Santana é um atraso para Felipe Guerra, e que deveria pertencer politicamente a Caraúbas. O amigo generalizou. Poucas pessoas da Santana não são do bem.

A maternidade da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado fechou por falta de condições de funcionamento e, para evitar o caos na obstetrícia (para as mulheres ter seus filhos em Mossoró) a Prefeitura Municipal disponibilizou médicos e demais profissionais para abrir leitos de retaguarda no Hospital da Policia Militar de Mossoró. Jornal De Fato.

A Unidade Básica de Saúde da Santana está com sua construção em ritmo acelerado, neste momento a obra se encontra com 40% de sua conclusão, nesta fase terá a preparação para a execução da laje, colocação das instalações hidráulicas e elétricas. A Santana ainda receberá na gestão do prefeito Haroldo Ferreira, uma quadra de esporte. Há quanto tempo a Santana não recebe uma obra mesmo?

A oposição em Felipe Guerra segue perdendo forças. Soldados fies abandonaram o barco e se encontram somando forças ao lado do prefeito Haroldo Ferreira, que a cada dia que passa aumenta sua infantaria, consequências de um bom trabalho. A verdade é essa!

No dia em que as cabeças ocas de nossa cidade, puserem em suas mentes algo além de fezes, saberão diferenciar um homem público político (sujeito a critica) de um cidadão comum, ai sim, ficarei certo que evoluímos um pouco. 

Mais um que ler essas linhas aos domingos, meu conterrâneo e ex–vereador Joel Canela. Homem carregado de conhecimentos e que ama a Santana assim como EU!.

Finalizando mais uma e ouvindo: “Querem meu sangue” (Cidade Negra).

Dizem que guardam um bom
lugar pra mim no céu
logo que eu for pro beleléu
A minha vida só eu sei como guiar
Pois ninguém vai me ouvir se eu chorar
Mas enquanto o sol puder arder
Não vou querer meus olhos escurecer

Pois se eles querem meu sangue
Verão o meu sangue só no fim

E se eles querem meu corpo
Só se eu estiver morto, só assim.

Meus inimigos tentam sempre me ver mal
Mas minha força é como o fogo do Sol
Pois quando pensam que eu já estou vencido
É que meu ódio não conhece perigo
Mas enquanto o sol puder brilhar...
Eu vou querer a minha chance de olhar.

Eu vou lutar pra ter as coisas que eu desejo
Não sei do medo, amor pra mim não tem preço
Serei mais livre quando não for mais que osso
Do que vivendo com a corda no pescoço
Mas enquanto o sol no céu ainda estiver
Eu vou fechar meus olhos quando quiser

Pois se eles querem meu sangue
Verão o meu sangue só no fim

E se eles querem meu corpo
Só se eu estiver morto, só assim.

Família Felipense, felicidades sempre.
Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Viva a Liberdade de Expressão'. Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Viva a Liberdade de Expressão'. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 10:40 Rating: 5

13 comentários

Anônimo disse...

Cara inteligente meu amigo Gleicigene, ha quanto tempo... Ney barroa.

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO, UMA RELAÇÃO ENTRE O PASSADO E PRESENTE - DITADURA E A CRIMINALIDADE AOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA.SERÁ QUE OS BLOGUEIROS DA SANTANA SABEM CONSTRUIR UM TEXTO DESSES?

Anônimo disse...

PARABÉNS THIAGO, O BLOG TÁ MUITO BOM.GLECIGENE MOSTTRA AI MUITO BEM QUE EDUCAÇÃO MUITOS TEM MAIS POUCOS USA. DEU UM TAPA EM HUGO COM PALAVRAS SABIAS. HUGO POLITICO ULTRAPASSADO E MAL EDUCADO KKKKKK

Anônimo disse...

Esse ex prefeito tava acostumado a bater nos besta que nem queixa na policia davam. Negão agiu com inteligencia. E relação ao texto nenhum analfa da santana escreve como Negão. A formiga sabe a folha que corta. O Pindoba Noticias já era mlehor blog e agora com negão e geraldo a conconrrencia já era.

Anônimo disse...

POLITICOS RETROGRADOS AQUI EM FG TEM DE RUMA, COMEÇANDO POR HUGO COSTA.

Anônimo disse...

hugo costa se fosse treinador de futebol era um felipão da vida, completamente atrassado kkkkkkkk. Reciclagem já!

Moraes disse...

Um Santanense incomoda muita gente, dois Santanenses incomoda muito mais. Rapaz tem muita gente ai incomodada com o povo da Santana, acompanho semanalmente a coluna do amigo Gleicigene e o que vejo é o pessoal batendo no povo da Santana. Será que isso é inveja?

Anônimo disse...

A DITADURA JÁ PASSOU, MAS HOGO AINDA QUER SER DITADOR,PRECISA ENTENDER QUE SEU TEMPO JÁ PASSOU BOEMI. AGORA AGUENTE AS CRITICAS PELAS BOBAGENS QUE FEZ, O TEMPO PASSA GATO MESTRE.

Anônimo disse...

Na santana tem mais cacique que indio, todo mundo é uma liderança,o cara não manda nem no voto da esposa e quer ser um lider. um povo de mente atrofiada.Até parece que esse cara Glecigenio não é de lar. Quem tem inveja desse rapaz é Um grupo minusculo de bacurau que são uns oportunistas, só querem se dar bem.

Anônimo disse...

É MESMO,AQUI NA SANTANA TEM UM GRUPINHO QUE PENSA QUE CONTAR VOTOS E QUE NEM CONTAR QUALQUER OUTRA COISA,DIZ Q DEI TANTOS VOTOS A FULANO TANTO A SICRANO E NÃO MANDA NEM NO VOTO DA FAMILIA,ACHO Q NÃO TEM NEM UM MUNICIPIO PRA TER DOIS VEREADOR LUTADOR COMO JOEDNA, E ANTONIEL, ACHO QUE ESSES Q NÃO TÃO SATISFEITO COM ELES E PORQUE NÃO SABE O QUE E O TRABALHO DE UM VEREADOR,OU QUEREM QUE DIVIDA O SALARIO COM ELES?

Anônimo disse...

ESSE BLOG É SHOW DE BOLA.

Anônimo disse...

e de merda tbm

Anônimo disse...

esse blog enota 10 so fala a verdade doa quem doe.