Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''O Sertão não é mais o mesmo'.

gleicigene@gmail.com
O nosso sertão não é mais o mesmo. Antes chovia tanto que as terras ficavam embrejadas. Era um aguaceiro de lascar. Os peixes iam à procura da desova e subiam às águas de cabeça acima, pulando aos nossos olhos e concretizando o milagre da multiplicação na mesa sertaneja. Hoje, o homem do campo, acostumado a plantar nas primeiras chuvas logo perde as sementes. Aquele amigo da cidade que só o visitava uma vez por ano para adquirir algumas cuias de feijão não dar mais as caras. 

O leite do gado, nas pequenas e médias fazendas, mal sobra para um queijo fresco de coalho. Agora se tange a miuçalha montado num cavalo de ferro (moto). Não se escuta mais o aboio do vaqueiro nem o canto melancólico da asa branca. O velho aposentado, único a receber dinheiro em casa, sustentando filhos e netos agora está vendo alma, caiu na lábia do Governo que disse está tirando o pobre das mãos dos agiotas, lhe oferecendo empréstimos descontados na fonte. 

O bolsa família, mal monitorado, se tornou a galinha dos 'ovos de ouro', daqueles que vivem da agiotagem. A globalização chegou ao sertão de forma inversa e cruel. Aquele camponês dócil, hospitaleiro e antes de tudo um forte está em extinção. Seu filho que foi a São Paulo a procura de emprego, voltou sem esperança e tornou-se um profissional do roubo e da pistolagem. Nossos sertões estão cheios de casas de taipa, com motocicletas sem documentos debaixo dos alpendres.

Sabe-se também do pequeno comércio do crack em meios aos jovens que sem o sonho de dias melhores não trabalham e se drogam a base de pedra na lata. Os assaltos passaram a serem frequentes na zona rural, as casas que no passado tinham suas portas feitas de talo de carnaúba, agora contam com estruturas de ferro, os conhecidos pega-ladrões. O hábito de armar uma rede e dormir a noite debaixo do alpendre aboliu-se. 

E nossas músicas? Luiz Gonzaga, se vivo estivesse, não suportaria esse forró sem poesia e com refrões que desrespeitam inclusive as mulheres: “toma danada, lapada na rachada” ou “comigo é assim lapada, lapada, lapada, lapada. E ainda tem aquela; “taca cachaça que ela libera”. Alguém sempre diz que isso é questão de gosto, mas vá gostar de música ruim assim no raio que o parta. Até a motocicleta está tomando o lugar do cavalo fazendo com que nossas prestigiadas vaquejadas abram alas para um tal de Motocross. 

O mundo parece está ficando pelo avesso. Com a seca castigando São Paulo, só nos resta inventar um churrasco na laje.

RÁPIDAS

Segundo as pesquisas, a disputa por uma vaga no Senado Federal entre Vilma de Farias (PSB) e Fátima Bezerra (PT) promete ser a mais acirrada da história política do Rio Grande do Norte. A peleja como diz o matuto, será orelha a orelha. 

O ex-prefeito Braz Costa, recebeu na última sexta-feira, em sua residência a visita do candidato à reeleição deputado Gustavo Fernandes (PMDB). Se fosse a época das vacas gordas sua residência não caberia de gente. Estão dizendo nas ruas que o povo que lá esteve, caberia na canoa de 'Decor' e na de Raimundo Henrique sobraria espaço. Vôte! 

No debate entre os presidenciáveis realizado pela BAND, a presidente Dilma Rousseff (PT) convidou o tucano Aécio Neves (PSDB) para comparar as gestões do seu partido e as do PT. Se alguém fizer isso em Felipe Guerra poderá ter o fígado extirpado. É mole?

Em todas as comunidades rurais de Felipe Guerra, o prefeito Haroldo Ferreira vem ganhando constantemente adesões a sua administração. O que se escuta é muita gente dizer: “se continuar como estar não terá adversário em 2016”. Já a oposição permanece de braços cruzados esperando sabe-se lá o que?

Por falar em oposição, por lá se admite que em 2016 o candidato a prefeito, será o atual vice Paulo Guilherme. Essa é a prova concreta de que; se Vitor Costa se lançar candidato haverá ainda mais perdas dentro do desorganizado sistema. Enquanto isso, Iolanda Tavares permanece na dela e não gasta uma ruela, pois teme que seu tapete seja puxado. E tá certa a boneca viu!

Por falar em Iolanda Tavares, embora ainda seja cedo, é o melhor nome para enfrentar o prefeito Haroldo Ferreira em 2016. Paulo Guilherme será facilmente batido e, Vitor Costa mais fácil ainda. Se a Boneca quiser continuar na política, estará com a faca e o queijo na mão. É só bater o pé: “serei candidata aqui ou vice lá”. Se for a segunda opção, com certeza será só lembrança de Bator Galeno ecoando nos tímpanos da oposição. Pode apostar. 

Os próprios motoristas da saúde de Felipe Guerra são a prova viva de que a mesma é a melhor de todos os tempos. A primeira Dama Girlene Ferreira, tem dando aula de como se deve administrar a pasta. Quando eu digo que em dois anos, terá feito o que as anteriores não fizeram em vinte, estou dizendo somente a verdade!

Assim como a lagoa do Pacó, o açude de Apanha-Peixe está secando muito rápido. Um problema e grande para os moradores próximos, principalmente para aqueles pequenos criadores de gado. Como cantava Luiz Gonzaga: tomara que chova logo, tomara meu DEUS tomara.

Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo do Rio de Janeiro jogará em Natal diante do América. Alguns Felipenses já estão se organizando para irem a capital acompanhar o duelo. Vou torcer pelo Flamengo como sempre, mas com coração apertado por gostar muito do Mecão.

O candidato a Deputado Estadual pelo PHS, o ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto “Souza”, estará hoje em Felipe Guerra e em seguida seguirá para comunidade de Santana, onde será recebido pelo grupo liderado por Marcos Aurélio. Souza tem boas chances de êxito nessa campanha. É esperar pra ver.

Cândido Lanche é mais um que sempre ler essas linhas nas manhãs de domingo aumentando assim a legião de leitores. Obrigado pela leitura e felicidades sempre amigo.

Finalizando mais uma e ouvindo; “O Sal da Terra”, música do Beto Guedes. Uma música para ouvir e nunca mais esquece-la.

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...

Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

O sal da Terra
Terra...
Família Felipense, felicidades sempre.

12 comentários:

Anônimo disse...

Essa foi boa Gleicigene, si continuar assim não haver oposição... vc gosta de chamar o povo de doente politico, e vc si chama cego politico...

Anônimo disse...

Negão tá certo mesmo. Quem vai enfrentar a maquina? Essa oposição lisa? Haroldo ganha de novo porque está trabalhando pelo município que foi abandonado por 40 anos.

Anônimo disse...

PQ PAULO GUILHERME? IOLANDA NÃO QUER VITOR POR CAUSA DE HUGO QUE LHE TRAIU, HOGO NÃO QUER IOLANDA, MAS TENTA BOTAR PAULO PQ SE ELE GANHAR QUEM VAI MANDAR É HUGO, POIS PAULO É UM MENINO DE RECADO DE HUGO. É IOLANDA SENDO MORTA DE TODO GEITO.BRA!! BRA!! BRA!! EPERDE DE NOVO KKKKKKK

Anônimo disse...

Texto fantástico garoto, realidade pura. Parabéns vc é muito bom, mas deixe esse negocio de politica porque com eu também vai se decepcionar. Parabéns tb ao Blog Pindoba Noticias.

Ney Barros.

Anônimo disse...

IOLANDA NÃO GASTA UMA RUELA, ESSA FOI BOA, VAI JÁ GASTAR PRA HUGO PUXAR O TAPETE DELA? QUEM ENCHE F..... DE JUDA É MULANBO.KKKKK NEGÃO O VICE DE HAROLDO VAI SER GENILSON DO ARAPUÁ AMIGO, SERÁ O FIM DA OPOSIÇÃO KKKK.

Anônimo disse...

Realmente nosso sertão virou uma selva humana, tá ficando igual as grandes cidades. Uma pena. Parabéns Thiago pelo texto.

Anônimo disse...

fale sobre a pesquisa dos deputados do prefeito poi pelo que sei estao la embaixo. fonte de dentro da prefeitura...

Anônimo disse...

Esxelente texto, cara publique aquele sobre a enchente de 85, é muito massa viu.Pindoba Noticia é o blog!

Anônimo disse...

Negão pq vc não escreve que Marcos Aurélio vai ser candidato dos bacuaraus? Sim porque a situação tá inchada de candidatos e o prefeito não vai se esforçar pra ele ser candidato devido a pressão dos outros vereadores. Vejo que tem muito nego preocupado com esse Marcos Aurélio.Negão vc vai ser bacurau?kk kkkkkkk

Anônimo disse...

Muito bom esse texto. Só acho que tamanha inteligência não deveria servir a política sebosa de Felipe Guerra, pois os políticos daqui não prestam.

Anônimo disse...

Negão Bacurau? Nunca diga dessa água não beberei. Se Marcos Aurélio for candidato verde com certeza Negão vota cruzado. Tá engulhindo Henrique Alves a força em Negão? kkkkkk

Anônimo disse...

Os políticos de fg a maioria são macacos que só olham pro rabo. O que fez Chicão agora, pulou de novo. É sempre assim, o próximo vai ser dijalma, vai voltar para os bacuraus, mas no fim se acaba pra politica. Negão tá certo.

Tecnologia do Blogger.