Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''A fome ainda Existe!".

gleicigene@gmail.com
Independente do resultado das eleições ganhe Dilma Rousseff (PT) ou Marina Silva (PSB), ganhe Henrique Alves (PMDB) ou Robinson Farias (PSD), no Rio Grande do Norte. Um fato velho que se arrasta há anos pela ineficiência dos políticos clama urgentemente por uma solução enérgica e definitiva. Trata-se da fome. Bolsa família não resolve, só atenua. 

Não devemos nos deixar levar pela ideia de que o Brasil se livrou dela, são conversas para capitar votos e botar boi pra dormir. E, digo mais, tal fato independe até do Fundo Monetário Internacional (FMI) que por décadas sugou nosso sangue com empréstimos e mais empréstimos. Que o diga a Argentina, que está rumando no despenhadeiro da falência. Um país que assim como o Brasil, optou por uma política econômica calcada no projeto neoliberal de um capitalismo tardio que nunca saiu em defesa dos menos favorecidos, dos desempregados e dos marginalizados. 

Após as eleições de Outubro próximo, uma passeata ridícula aos olhos dos homens de bem entrará em cena. A passeata dos famintos, dos miseráveis, dos sem-teto, dos sem-chão e dos desesperados. Superará inclusive os grandes arrastões dos carnavais fora de época e da maciça audiência dos reality shows que a Rede Globo insisti em exibir arrecadando milhões de reais e maquiando a realidade de uma nação. 

Calma, nesta passeata, você ouvirá apenas o grito do pobre ecoando na consciência do mundo. O mesmo pobre que está nas esquinas segurando as bandeiras dos candidatos sem compromisso, debaixo de sol escaldante para ganhar míseros 50 reais, diga-se de passagem, honestamente. Pobres famintos e aniquilados que não sonham com nenhuma revolução, nem armas eles usam. Sem líderes e partidos políticos, eles cansaram de promessas vãs e não almejam a terra prometida, não carece que forças repressivas se preocupem com eles. 

Eles estão somente com fome! 

Como me disse certa vezo filosofo empírico e Santanense Zé Caboré: “a esmola para quem é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão”. A fome não pode esperar. Faz-se necessário a cesta básica e paralelamente a ela, é preciso que sejam adotadas políticas estruturais que declinem do topo da pirâmide (Brasília) e chegue a nós que estamos na base, com oferta de emprego, reforma agrária, aumento do salário mínimo e ampliação da previdência social. Dessa forma, não precisaríamos de esmolas senhora Dilma Rousseff. 

RÁPIDAS
- A fome ainda existe no Brasil, ela está presente nas favelas, nos lixões dos grandes centros e no sertão que sofre com as secas. Mas, sentados no sofá de nossas casas, vendo televisão e coçando os testículos, enquanto a esposa faz cafuné, não dar para ver isso direito.

- As águas da Barragem de Santa Cruz, bem que deveriam ser transferidas em certa quantidade para encher o açude de Apanha-Peixe e consequentemente a Lagoa do Pacó. Um sonho adormecido por aqueles que residem naquelas comunidades. O que falta? O povo se unirem em prol de tal objetivo e reivindicar dos políticos que os representam.

- Com o açude de Apanha-Peixe e a Lagoa do Pacó secas, as dificuldades para os pequenos criadores de gado serão enormes. Como canta Zezé de Camargo e Luciano: “se nessa terra tudo que se planta dar, que há meu país? Que há?”

- Virou moda em Felipe Guerra, alguém da oposição vai a radio FM Liberdade mentir sobre a gestão do prefeito Haroldo Ferreira e, depois é a vez de algum aliado dele ir lá e desmenti-lo. Nisso tudo, vejo a democracia sendo implantada pela direção da emissora. Muito bom.

- O desfile patriótico que fechou as comemorações aos 51 anos de Emancipação Política de nossa cidade foi simplesmente maravilhoso. A secretaria de Educação, Maria das Neves e todos envolvidos no evento merecem os parabéns de todos os Felipenses. Que continue assim.

- Por falar em Emancipação Política, na última quarta-feira à noite, antes do belo show da banda Circuito Musical, o prefeito Haroldo Ferreira fez uso da palavra e disse: “estamos botando ordem na casa e ninguém pega mais a gente”. A festa serviu para ratificar a boa gestão do prefeito, pelo menos até aqui.

- O secretario de Administração, Eronildes Leite, participou ontem do programa Comunidade em Debate, na FM Liberdade, dirigido pelo ex-vereador Joel Canela e não poupou o vereador Jânio Barra. Agiu corretamente mostrando a verdadeira verdade a sociedade Felipense. Que os demais secretários sigam o exemplo e externe para o povo através daquele canal de comunicação suas ações.

- Em Felipe Guerra, se ninguém apoiasse o Deputado Getúlio Rego, mesmo assim ele obteria algo em torno de 40 votos. O mesmo aconteceria com Betinho Segundo que chegaria aos 100. O fato se explica porque há décadas ambos criaram raízes por aqui. Agora, “cada voto dado ao candidato a Deputado Estadual “Sousa” (PHS)” será creditado a Marcos Aurélio. A verdade é essa.

- Desconheço os critérios adotados para se homenagear alguém com o título de Cidadão Felipense, porém alguns que o receberam não fizeram nada por Felipe Guerra para merecê-lo. Aliás, dois deles só fizeram atrapalhar. Toda Felipe Guerra sabe disso. Que pena!

- O “Boteco do Bambão” na Avenida Mira Selva será o mais novo ponto de encontro dos Felipenses que contarão com um jeito novo de se fazer bar. Além de cerveja estupidamente gelada, terá uma TV para acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro séries A, B e C. UFC e Shows ao vivo das melhores bandas do mercado. Aguardem! 

- O grande vereador Salomão Gomes, que, diga-se de passagem, estar fazendo um belo trabalho a frente do nosso legislativo, é o convidado de hoje do programa “Espaço Livre” comandado pelo meu amigo Geraldo Fernandes, na FM Liberdade 104, 9. Fiquem ligados.

- As ligações clandestinas feita no poço d’água da Avenida Mira Selva, estão prejudicando o fornecimento do líquido para onde ele deve na verdade ser direcionado. Disse isso, nessa coluna ano passado e quem a acompanha deve lembrar. Agora se a prefeitura tomar uma medida vão dizer que o prefeito é perseguidor. Aquela água é do município, assim como a caraíba é dos pardais minha gente.

Meu amigo e Agente de Saúde Gutembergue, companheiro de classe dos tempos de IFRN-Mossoró, é mais um fiel leitor dessas linhas. Obrigado amigo pela leitura e felicidades sempre.

- Finalizando mais uma e ouvindo: “Meu País” de Zezé de Camargo.

Aqui não falta sol 
Aqui não falta chuva 
A terra faz brotar qualquer semente 
Se a mão de Deus 
Protege e molha nosso chão 
Por que será que tá faltando pão? 
Se a natureza nunca reclamou da gente 
Do corte do machado, 
a foice, o fogo ardente 

Se nessa terra tudo que se planta dá 
Que é que há, meu pais? 
O que é que há? (2 vezes) 

Tem alguém levando o lucro 
Tem alguém colhendo o fruto 
Sem saber o que é plantar 
Tá faltando consciência 
Tá sobrando paciência 
Tá faltando alguém gritar 
Feito um trem desgovernado 
Quem trabalha tá ferrado 
Nas mão de quem só engana 
Feito mal que não tem cura 
Estão levando a loucura 
O país que a gente ama 
Se a natureza nunca reclamou da gente 
Do corte do machado, 
a foice, o fogo ardente 

Se nessa terra tudo que se planta dá 
Que é que há, meu pais? 
O que é que há? (2 vezes) 

Tem alguém levando o lucro 
Tem alguém colhendo o fruto 
Sem saber o que é plantar 
Tá faltando consciência 
Tá sobrando paciência 
Tá faltando alguém gritar 
Feito um trem desgovernado 
Quem trabalha tá ferrado 
Nas mão de quem só engana 
Feito mal que não tem cura 
Estão levando a loucura 
O país que a gente ama
Feito o mal que não tem cura 
Estão levando à loucura 
O Brasil que a gente ama.

Família Felipense, felicidades sempre.
Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''A fome ainda Existe!". Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''A fome ainda Existe!". Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 08:45 Rating: 5

8 comentários

Anônimo disse...

água da santa cruz para encher o apanha-peixe gleicigene, o povo do pacó e apanha-peixe se vendem toda eleição.

Anônimo disse...

Achei que ia escrever sobre isso mesmo. Essa historinha Gleicigene do PT ter acabado com a fome no Brasil é falsa. Continue assim, deixe sua os políticos corruptos da sua terra de lado, assim você zela pela sua pele. Abraço Ney Barros.

Anônimo disse...

Negão ouvir o programa seu e de Geraldo, concordo com você, salõmão é o vereador mais preparado de fg e merece continuar com presidente, mas os demias são inverjosos e tentaram impedir.

Anônimo disse...

Gleicigene o critério para alguém ganhar o titulo de cidadão de felipe guerra é só mandar um corriculo. Desse jeito todo mundo pode ganhar,pois até laecio ganhou kkkkkkkk

Anônimo disse...

Colega do ultimo comentário, pior foi um tal de bruno ganhar essa homenagem, esses vereadores só fazem besteira mesmo. Esse bruno nunca fez nada por felipe guerra.

Anônimo disse...

Gleicigene, já que você disse domingo a Salomão que pergunta no programa o que o povo quer ouvir, pergunte porque LuIS AGNALDO, Sobrinho e suruca são tão rejeitados pelas pessoas que votam em Haroldo.

Anônimo disse...

Negão pelo que lhe conheço, sou seu amigo desde infância e sei que você não concorda com a administração de Haroldo, porque você esconde isso não sei, mas sei que você tá emxegando muita coisa errada. No futuro sei que vai rachar , sei que vai deixar esse prefeito de mentirinha.

Anônimo disse...

sinceramente, eu naô entendo o quer o povo de fg quer , eu vejo haroldo se esfoçando para uma fg melho fazendo o possivel, e povo ainda reclama, cinceramente, eu naô sei , que antes nem prefeito tinha oprefeito so vivia em natal recife e o povo sente falta.. so deus na causa.