Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''A verdade se ver nas Urnas".

gleicigene@gmail.com
Nas eleições para Governador do Estado do Rio Grande do Norte, em 15 de Novembro, de 1986, todas as pesquisas apontavam vitória do saudoso candidato João Faustino (PFL) sobre seu adversário Geraldo Melo (PMDB). Ao abrir as urnas, o Potiguar ficou atônito com a vitória apertada do Tamburête (como era conceituado Geraldo Melo) que obteve 50,11% dos votos contra 48,60% do seu oponente. 

Foi a partir daquele resultado, que os Institutos de Pesquisas Eleitorais começaram a serem vistos com outros olhos pelos cientistas políticos, sob a alegação de que falsos resultados podem influenciar o comportamento do eleitor, e pode!. O eleitor desinformado pode-se deixar levar pela onda do já ganhou e diz: “eu vou votar em quem ganha”. 

Em nossa cidade, temos um exemplo claro, quando em 1996, o candidato a prefeito Assis Domingos, havia feito uma campanha excelente, mas ao se tornar conhecedor de uma pesquisa errônea, deixou-se abater de forma tal que sua fisionomia transmitiu para o seu eleitor, uma mensagem de que não seria possível vencer. Ao abrir as urnas, o ex- prefeito Hugo Costa, venceu por uma pequena diferença de 49 votos. 

Felipe Guerra conheceu naquele dia a mais acirrante disputa eleitoral de sua história. A tática de alterar números de pesquisa eleitoral ultimamente não tem dado certo. 

Vejam caro leitor. 

Recentemente, e ainda está fresco na sua memória que a candidata à prefeita de Felipe Guerra, Iolanda Tavares (PMDB), autorizou divulgar uma pesquisa sem pé e sem cabeça na qual obteria, sobre o seu oponente Haroldo Ferreira uma maioria de 700 votos e, mais uma vez, ao abrir as urnas o resultado foi outro distante dos números. 

Até o próprio IBOPE, após alguns erros, já não goza de tanta credibilidade como antigamente. Ao eleitor, só resta ficar esperto, pois quem manipula números para tentar persuadir sua mente, é capaz inclusive, de lhe apedrejar sem nenhuma piedade.

RÁPIDAS

- Mesmo diante dos números da pesquisa do IBOPE, que são negativos ao Candidato Henrique Alves (PMDB), este humilde acadêmico de história que não sabe nada de política, acredita na vitória do mesmo. E quem viver verá.

- Sabe aquela fotografia que você acha que jamais verá? Pois é, eu a vi, e nela estavam de vermelho todos aqueles Felipenses que, segundo o candidato a Governador Henrique Alves (PMDB) são Bacuraus do Paraguai. O tempo nos faz ver muita coisa.

- A oposição de Felipe Guerra, equivocadamente dar como certa a ida de Marcos Aurélio para sua ala, algo que pode acontecer, pois na política tudo é possível – Regis Pascoal não estar aliado a Hugo Costa? – Porém aquele grupo não goza de confiança nem entre eles mesmo. A verdade é essa.

- Por falar em confiança ou fidelidade, na oposição somente o eleitor é realmente fiel ao grupo, já os chamados cabeças, são sujeitos que só dar para confiar nos acréscimo do segundo tempo. Para não generalizar essa nação, não é meu caro Elisson de Souza Pinheiro?

- Ainda dentro do grupo de oposição, vez por outra ocorre um arranca rabo em suas reuniões. Primeiro disseram que meu primo Max Morais, um cara que soma e veste a camisa, não passava de um C* raspado. Agora mandaram o grande Erinaldo Silva calar a boca, pois dela só sai M#%*, Detalhe, Erinaldo Silva abandonou o barco.

- A verdade é que, Erinaldo Silva e Max Morais não gozam de prestígio suficiente junto à oposição, para terem seus projetos levados a sério. Uma verdadeira falta de respeito para com ambos, pois todos devem ter seus sonhos respeitados. Os deles, serem um dia vereadores claro.

- O blogueiro Edivaldo Barbosa, responsável pelo Santana Noticias, blog para o qual eu escrevi algum tempo, aproximou-se de mim e disse: “se você escrever sua coluna elogiando o prefeito Haroldo Ferreira, não precisa me enviar, pois não publicarei”. É meu amigo Elisson de Souza Pinheiro, esse blog não é tão imparcial como você diz ser. Aliás, a imprensa no geral não é, mas acho que sabes disso.  

- O Deputado eleito “Souza” do PHS, apoiado pelo grupo de Marcos Aurélio, retornará a Felipe Guerra, na próxima Quinta-feira 23, para agradecer pessoalmente aos Felipenses pelos 189 votos lhe confiados. A visita se estenderá até a comunidade de Santana, mas antes, haverá uma parada na comunidade de Tabuleiro. Um exemplo de atitude a ser seguido. E é assim que tem que ser.

- Sobre o resultado do primeiro turno das eleições em Felipe Guerra, uma coisa é certa, a maioria de 309 votos de Robinson Faria sobre Henrique Alves, não aumentará e pode até subtrai-se de vez. Quem apostar que aumentará poderá ter seus bens perdidos. A verdade é essa.

- Vamos esperar que após o resultado das Eleições Estaduais, quando conheceremos o futuro Governador do Estado, os Felipenses saiam às ruas para comemorem e não percam o respeito pelo seu semelhante, isso porque o que se viu no primeiro turno foi uma falta de respeito sobretudo para com o próprio ser em si.

- Quem também não deixa de ler essas linhas aos domingos é o guerreiro Vereador Ubiracy Pascoal, esse sim veste a camisa em todos os momentos. Obrigado pela leitura e felicidades sempre.

- Finalizo mais uma e ouvindo: “ALUCINAÇÃO” do grande Belchior. Pense numa música boa! (Especial em Vídeo).

Família Felipense, felicidades sempre.

13 comentários:

Anônimo disse...

É, para uma oposição falida e esfacelada, a "situação" está se mostrando bastante perturbada. Percebe-se que esse carinha que escreve essa baboseira, é o mais preocupado, fica tentando botar pilha no grupo falido da oposição, mas, parece que não está surtindo efeito, porque a cada dia, mais aliados estão chegando ao grupo da oposição e, por incrível que pareça Hugo e Regis, estão a cada dia mais afinados, para o desespero dos intocáveis. KKKKKKKKK

Anônimo disse...

nao da pra comparar o povo de antigamente(preso) com o de ho je(livre).

Anônimo disse...

O povo não cai mais em pesquisa errada. O 15 vai ganhar aqui e no estado. Vamos HAROLDO FERREIRA, RUMA A VITORIA. é 15 NA CABEÇA!!!

Anônimo disse...

REALMENTE GLEICIGENE, A FOTO QUE OS BACURAUS ESTÃO DE VERMELHO VAI ENTRAR PARA HISTÓRIA POLÍTICA DA CIDADE, QUE COISA LINDA KKKKKKKK. HAROLDO FERREIRA BOTOU MESMO A RODA GRANDE DENTRO DA PEQUENA NESSA CIDADE.

Anônimo disse...

e quanto aos bicudos estéricos, dançando a lambada,tremulando bandeiras e gritando o nome de Henrique governador.o que tens a dizer?

Anônimo disse...

SABE QUANTAS VEZES BREXA SAI CANDIDATO? NUNCA, QUEM MANDA É HUGO COSTA E BOTA QUEM QUER, O MESMO HUGO QUE HÁ DOIS ANOS BREXA CHAMAVA DE TRAIDOR, MAS HOJE É UM DEUS PARA SUA FAMILIA.

Anônimo disse...

O SANTANA NOTICIAS IMPARCIAL, SÓ PODE SER UMA PIADA, ESSE BLOG É O MAIS TENDECIOSO DA CIDADE E MECENÁRIO TAMBÉM, HÁ POUCO DIAS TAVA PEGANDO UMA PONTINHA DO PREFEITO, MAS JÁ PULOU DE GALHO NOVAMENTE.

Anônimo disse...

Gleicigenio, você e Thiago defendem o prefeito muito bem, o restante são muito parados e quase não fazem nada.

Anônimo disse...

sem falar quer esse blog nen dele eraera de outra pessoa.

Anônimo disse...

SE HERINQUE PERDE E ROBSON GALHA DE QUALQUE MANEIRA TUDO QUER VEM VEM PRA MAÕ DO PREFEITO POR ISSO QUER FALO GENTE DEIXEDE COMVERSAREM BABOZEIRA QUER QUEM MANDA E O PREFEITO,PELOS MENOS ATE 2016 , OPREFEITO E HAROLDO DEIXEM DE ILUSAÕ,E DEIXE DE SE ILUDIR QUER SEJA QUEM FOR QUEM MANDA E HAROLDO EM FG,ALIAS NA PREFEITURA E QUEM ADMINISTRA A CIDADE E HAROLDO,POR QUER BRAZ E HULGO VAÕ CATAR LATINHA PELO MENOS ATER 2016 VAÕ PROCURA O QUER FAZER E PAGA AS CONTAS QUE FICARAM DEVENDO NO TRE,SE NAÕ VAÕ CAÇAL COQUINHO LA NO BREJO.JUNTO COM JANIO BARRA QUE E OUTRO QUE SO SABI JOGAR EJOGA DINHEIRO FORA, ESPERO BLOG QUER VC COLOQUE ESSE COMENTARIO.

Anônimo disse...

gostaria muito que todos felipenses refletissem,nestes dois dias que se aprossimaçe, pois a pessoa tem quer votar sem partido e si com comfiança.

Anônimo disse...

o sistema mais autoritário não é aquele que escraviza seus súditos,mas sim aquele que os convence que está do lado certo.

Anônimo disse...

A justiça é cega, mas a injustiça você vê.

Tecnologia do Blogger.