O leito do rio Apodi-Mossoró secou totalmente em Felipe Guerra.

Na manha desta segunda-feira (20), registramos algumas imagens do rio Apodi-Mossoró, que passa pelo nosso município de Felipe Guerra, e constatamos um grave problema que vem prejudicando produtores rurais, pescadores e demais atividades dependentes do curso normal do rio, devido a escassez da água corrente no leito do rio Apodi/Mossoró, em cerca de 30 km em território deste município.

O nosso blog, ainda não apurou os motivos que tem levado a seca total do rio Apodi-Mossoró, porém suspeitamos que esse problema seja causado pelo barramento e desvio do rio, na região da chapada do Apodi. É importante ressaltar, que a seca no nordeste, é a Pior nos últimos 50 anos.

O Rio Apodi-Mossoró já passou por esse mesmo problema em 2013, e só foi resolvido, depois da iniciativa do prefeito Haroldo Ferreira  e sua equipe, que articulou reuniões entre órgãos responsável e acordado para solução do rio, voltando a situação normal gradativamente.

Problema em 2013

No ano de 2013, a seca do rio foi provocado pela Prefeitura Municipal do Apodi, e Colônia de Pescadores Z-48 do Bico Torto, que fez um barramento e abertura de canal de desvio do rio Apodi-Mossoró, no trecho das obras do canal dos irrigantes da Chapada do Apodi.

Depois de várias reunião acordada entre os prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro de Apodi e outros segmentos interessados, o caso que rumava para uma solução definitiva voltava  a situação de antes, à normalidade do fluxo d’água no leito do Rio Apodi-Mossoró em território de Felipe Guerra. Veja as matérias: (AQUI), (AQUI) e (AQUI).

2 comentários:

Anônimo disse...

E realmente uma situação triste e preocupante a desse rio, eu mesmo já me banhei muito nele em minha infância e início de adolescência. Hoje pela manhã ocorreu em pau dos ferros uma reunião com o comitê gestor da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, o amigo blogueiro saberia informar se alguem do poder municipal participou dessa reunião ou se pelo menos Felipe Guerra tem algum representante nesse comitê?

Thiago (Administrador do Blog) disse...

Ainda não tenho nenhuma informação referente a essa reunião em Pau dos Ferros. Mas fiquei sabendo hoje, que já está sendo tomado algumas providências quanto a este problema.

Tecnologia do Blogger.