Barragem de Santa Cruz já baixou 12 metros do seu nível de sangria.

Dois dos 5 principais reservatórios de água doce do Rio Grande do Norte, barragem de Pau dos Ferros e Marechal Dutra, o Gargalheiras,estão com menos de 5% de sua capacidade total de armazenamento.

A Barragem de Pau dos Ferros, que armazena até 56 milhões de metros cúbicos de água, é responsável pelo abastecimento de quase 60 mil moradores da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Já o Gargalheiras, em Acari, que armazena até 44 milhões de metros cúbicos de água, é responsável pelo abastecimento principalmente das cidades de Currais Novos e Acari, entre outras cidades menores do entorno, na região Seridó do RN.

O Açude Itans, em Caicó, com capacidade para armazenar 81 milhões de metros cúbicos de água, está com apenas 9,7% de sua capacidade. É responsável pelo abastecimento principalmente da cidade de Caicó, que tem mais de 65 mil habitantes.

Os dois mais reservatórios do Rio Grande do Norte, no caso a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves (2,4 bilhões de metros cúbicos de água) no Vale do Açu, e Barragem de Santa Cruz, no Vale do Apodi Apodi, estão com menos de 40% de sua capacidade.

A barragem Armando Ribeiro, com paredão em Itajá, é responsável direto pelo abastecimento de quase 600 mil habitantes e a irrigação de uma área aproximada a 30 mil hectares na região do Vale do Açu. O reservatório está com apenas 36% de sua cidade.

Já a barragem de Santa Cruz, que se prepara para irrigar uma área de 5 mil hectares na chapada do Apodi através de canais de transposição e abastecer metade de Mossoró e todo o Alto Oeste através de sistema adutor, está com 38% de sua capacidade. Já baixou 12 metros do nível de sangria.

A preocupação principal é que o reservatório está com menos de 40% sem ao menos os sistemas de adutoras estarem prontos e nem os canais para transpor água para a Chapada do Apodi.

Fonte: DeFato.
Barragem de Santa Cruz já baixou 12 metros do seu nível de sangria. Barragem de Santa Cruz já baixou 12 metros do seu nível de sangria. Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 18:59 Rating: 5

Nenhum comentário