Pesquisar....

Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Enjoaram Mortadela".

gleicigene@gmail.com
O pleito eleitoral de 2012, que elegeu Haroldo Ferreira chefe do executivo Felipense, não serviu apenas para dar um basta aos desmandos praticados pela gestão do ex-prefeito Brás Costa, que segundo o ministério Público, há dois anos cometeu o maior escândalo de corrupção por desvio de dinheiro público. Pois bem, o triunfo nas urnas por Haroldo Ferreira provocou também no quadro de funcionários públicos efetivos, o inicio de um processo de conscientização jamais visto em terra das abelhas. 

Vejam; em média, 90% do quadro de colaboradores municipais efetivos faz parte de uma herança administrativa que por 40 anos apontou a dedo quem deveria ser contemplado com um cargo público. Alguns foram efetivados antes de 1989, pelo mesmo dedo que excluiu os que se denominavam Bicudos, outros foram admitidos por meio de concurso público feito em fundo de quintal, que aprovou inclusive alguns analfabetos, mas essa história toda Felipe Guerra conhece. 

São empregados públicos que não deram expediente por décadas lesando assim a legislação trabalhista e o patrimônio público local, mas que ainda são fiéis ao grupo que deixou Felipe Guerra em ruínas. São servidores que na gestão do ex-prefeito Brás Costa ficavam de cinco a seis meses sem receber seus vencimentos e simplesmente se omitiam em buscar seus direitos junto ao Ministério Público. Essas pessoas criaram dívidas junto aos agiotas e perderam o poder de compra no comércio local. Aliás, nessa época os agiotas faziam a festa. Qualquer um que conseguisse economizar uma boa quantia já pensava em colocar a juros nos bolsos do prefeito. 

Mas voltemos aos servidores públicos, estes na atual gestão não suportam mais ficar sequer cinco dias com seus salários atrasados, não que eles tenham se conscientizado dos seus direitos, não é isso, nem muito menos porque enfastiaram de tanto comer mortadela na gestão de Brás Costa. Nada contra mortadela, eu mesmo comi muito na Casa dos Estudantes. A questão é que a história desses servidores é de fanatismo exagerado. Vejam o que disse um deles: “prefiro meu salário atrasado três meses que ver Haroldo Ferreira prefeito e pagando em dia”. 

Um esposo de uma Santanense funcionária pública, Bacurau doente que estava três meses sem receber, aproximou-se de mim e disse: “Vamos tirar Brás Costa da prefeitura no tapa, é um irresponsável que não paga a ninguém”. Agora, por pura paixão partidária defendem a volta ao poder daqueles que por meses lhe impuseram ovos e mortadela no almoço e na janta. 

Ainda lembro-me muito bem quando os Bicudos, para tirar uma onda com os Bacuraus cantavam pelas ruas: “João, acabou-se a farrinha/o querosene da cozinha”. Caros servidores, vocês estão certíssimos. Busquem mesmo seus direitos. Pagar em dia não é favor, é obrigação do gestor. Obrigação esta que o ex-prefeito Brás Costa ignorou durante suas gestões, mas alguns servidores, politiqueiros que são, aguentaram arrotando mortadela e caldo da caridade. Enjoaram.

RÁPIDAS

É complicada a situação dos Universitários da cidade de Apodi. Muitos estão perdendo provas e alguns já perderam o semestre por faltar às aulas. Enquanto isso o prefeito Flaviano Monteiro caminha a passos lentos para resolver o problema do transporte universitário. Se acontecer em Felipe Guerra, nossa senhora!

Os Universitários da cidade de Apodi, que ligaram para Polícia Rodoviária Federal fazendo denuncias sobre os ônibus universitários, deveriam agora ligar para o Deputado Estadual Kelps Lima (SD), já que o prefeito não resolve. Detalhe, as eleições acabaram de passar e bem que ele poderia dar uma mãozinha né? 

Em Felipe Guerra, já começaram com aquele lengalenga de 3ª via, mas quando as eleições se aproximarem todos debandarão. Dos nomes citados o único que merece respaldo é o de Barra Neto, o Barrinha, que nas eleições passadas deu a cara a bater fazendo a campanha do voto consciente. Os outros buscaram e, voltarão a buscar o verde e o vermelho, inclusive eu, porque a paixão fala mais forte e os interesses pessoais também. Então vamos ser sinceros e deixar de lengalenga! 

Uma 3ª via em Felipe Guerra, certamente não obterá êxito, capitará uma votação semelhante à obtida por Barrinha em 2012. Para perceber isso é simples, basta entender a diferença entre estrutura e superestrutura, de preferência em Karl Marx. Depois o voto consciente transformou-se em um mito. Muito se fala PORQUE se deve votar consciente, mas não dizem COMO votar consciente. Ainda vai levar um tempo minha gente! 

Para aqueles que pretendem participar da 3ª via em Felipe Guerra, uma pergunta. Como mudar o pensamento das pessoas e convencê-las de que as ações em prol da coletividade são mais importantes do que os interesses pessoais? É inútil tentar isso. O que vale é o poder econômico, pois o processo de conscientização é muito lento.  Mas quem quiser entrar em guerra perdida fique a vontade. A verdade é essa!

A concorrência para o curso de medicina da UERN 2015.1 está 208/1. A prova de que a nossa sociedade é capitalista até na hora de escolher a profissão. Por motivos como esse é que o mundo está cheio de profissionais insatisfeitos e médicos mercenários. 

O prefeito Haroldo Ferreira assinou no último dia 13/11 a ordem de serviço para construção de uma Quadra de Esporte na Zona Urbana do município, obra adquirida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Educação. Boa prefeito, agora é lutar pela reforma do Estádio de Futebol O Pascoalzão e bola pra frente. 

A Mais Bela Voz, festa que outrora se realizava na Quadra de Esporte de nossa cidade, voltou a acontecer depois de vários anos e, assim como no passado foi sucesso de público. Usinho, do Aquas Club no Sítio Brejo, está de parabéns por resgatar este grande evento cultural que faz parte da nossa história. Quem sabe teremos a volta do Baile Preto & Branco. 

A FM Liberdade, de propriedade da Associação Comunitária Joel Canela, em breve passará a operar na frequência 87,9 que lhe pertence por direito. A direção da rádio será obrigada a seguir a orientação da ANATEL (Associação Nacional de Telecomunicações). Tem gente na Santana que tentar prejudicar sem conhecimento de causa e acaba fazendo bobagem. E agora como ficará a FM Boas Novas se a frequência na qual opera pertence a FM Liberdade por direito? Em minha opinião, vai interferi no sinal e será obrigada a mudar de frequência ou fechar. Pode acreditar.

A Festa de aniversário da Igreja de Cristo em Santana, há alguns anos vem deixando de ser um evento para se adorar a Deus se transformando num evento político. É de conhecimento de toda sociedade que naquela casa de Deus a politicagem dar no meio da canela. Só resta dizer: perdoa-os Senhor, eles não sabem o que estão fazendo.

Fernanda Canela, filha do meu amigo Aluízio Canela e futura Historiadora é mais uma Felipense leitora fiel dessas linhas aos domingos. Obrigado pela leitura e felicidades sempre. 
Publicidade
BERIKAN KOMENTAR ()