Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Enjoaram Mortadela".

gleicigene@gmail.com
O pleito eleitoral de 2012, que elegeu Haroldo Ferreira chefe do executivo Felipense, não serviu apenas para dar um basta aos desmandos praticados pela gestão do ex-prefeito Brás Costa, que segundo o ministério Público, há dois anos cometeu o maior escândalo de corrupção por desvio de dinheiro público. Pois bem, o triunfo nas urnas por Haroldo Ferreira provocou também no quadro de funcionários públicos efetivos, o inicio de um processo de conscientização jamais visto em terra das abelhas. 

Vejam; em média, 90% do quadro de colaboradores municipais efetivos faz parte de uma herança administrativa que por 40 anos apontou a dedo quem deveria ser contemplado com um cargo público. Alguns foram efetivados antes de 1989, pelo mesmo dedo que excluiu os que se denominavam Bicudos, outros foram admitidos por meio de concurso público feito em fundo de quintal, que aprovou inclusive alguns analfabetos, mas essa história toda Felipe Guerra conhece. 

São empregados públicos que não deram expediente por décadas lesando assim a legislação trabalhista e o patrimônio público local, mas que ainda são fiéis ao grupo que deixou Felipe Guerra em ruínas. São servidores que na gestão do ex-prefeito Brás Costa ficavam de cinco a seis meses sem receber seus vencimentos e simplesmente se omitiam em buscar seus direitos junto ao Ministério Público. Essas pessoas criaram dívidas junto aos agiotas e perderam o poder de compra no comércio local. Aliás, nessa época os agiotas faziam a festa. Qualquer um que conseguisse economizar uma boa quantia já pensava em colocar a juros nos bolsos do prefeito. 

Mas voltemos aos servidores públicos, estes na atual gestão não suportam mais ficar sequer cinco dias com seus salários atrasados, não que eles tenham se conscientizado dos seus direitos, não é isso, nem muito menos porque enfastiaram de tanto comer mortadela na gestão de Brás Costa. Nada contra mortadela, eu mesmo comi muito na Casa dos Estudantes. A questão é que a história desses servidores é de fanatismo exagerado. Vejam o que disse um deles: “prefiro meu salário atrasado três meses que ver Haroldo Ferreira prefeito e pagando em dia”. 

Um esposo de uma Santanense funcionária pública, Bacurau doente que estava três meses sem receber, aproximou-se de mim e disse: “Vamos tirar Brás Costa da prefeitura no tapa, é um irresponsável que não paga a ninguém”. Agora, por pura paixão partidária defendem a volta ao poder daqueles que por meses lhe impuseram ovos e mortadela no almoço e na janta. 

Ainda lembro-me muito bem quando os Bicudos, para tirar uma onda com os Bacuraus cantavam pelas ruas: “João, acabou-se a farrinha/o querosene da cozinha”. Caros servidores, vocês estão certíssimos. Busquem mesmo seus direitos. Pagar em dia não é favor, é obrigação do gestor. Obrigação esta que o ex-prefeito Brás Costa ignorou durante suas gestões, mas alguns servidores, politiqueiros que são, aguentaram arrotando mortadela e caldo da caridade. Enjoaram.

RÁPIDAS

É complicada a situação dos Universitários da cidade de Apodi. Muitos estão perdendo provas e alguns já perderam o semestre por faltar às aulas. Enquanto isso o prefeito Flaviano Monteiro caminha a passos lentos para resolver o problema do transporte universitário. Se acontecer em Felipe Guerra, nossa senhora!

Os Universitários da cidade de Apodi, que ligaram para Polícia Rodoviária Federal fazendo denuncias sobre os ônibus universitários, deveriam agora ligar para o Deputado Estadual Kelps Lima (SD), já que o prefeito não resolve. Detalhe, as eleições acabaram de passar e bem que ele poderia dar uma mãozinha né? 

Em Felipe Guerra, já começaram com aquele lengalenga de 3ª via, mas quando as eleições se aproximarem todos debandarão. Dos nomes citados o único que merece respaldo é o de Barra Neto, o Barrinha, que nas eleições passadas deu a cara a bater fazendo a campanha do voto consciente. Os outros buscaram e, voltarão a buscar o verde e o vermelho, inclusive eu, porque a paixão fala mais forte e os interesses pessoais também. Então vamos ser sinceros e deixar de lengalenga! 

Uma 3ª via em Felipe Guerra, certamente não obterá êxito, capitará uma votação semelhante à obtida por Barrinha em 2012. Para perceber isso é simples, basta entender a diferença entre estrutura e superestrutura, de preferência em Karl Marx. Depois o voto consciente transformou-se em um mito. Muito se fala PORQUE se deve votar consciente, mas não dizem COMO votar consciente. Ainda vai levar um tempo minha gente! 

Para aqueles que pretendem participar da 3ª via em Felipe Guerra, uma pergunta. Como mudar o pensamento das pessoas e convencê-las de que as ações em prol da coletividade são mais importantes do que os interesses pessoais? É inútil tentar isso. O que vale é o poder econômico, pois o processo de conscientização é muito lento.  Mas quem quiser entrar em guerra perdida fique a vontade. A verdade é essa!

A concorrência para o curso de medicina da UERN 2015.1 está 208/1. A prova de que a nossa sociedade é capitalista até na hora de escolher a profissão. Por motivos como esse é que o mundo está cheio de profissionais insatisfeitos e médicos mercenários. 

O prefeito Haroldo Ferreira assinou no último dia 13/11 a ordem de serviço para construção de uma Quadra de Esporte na Zona Urbana do município, obra adquirida por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Educação. Boa prefeito, agora é lutar pela reforma do Estádio de Futebol O Pascoalzão e bola pra frente. 

A Mais Bela Voz, festa que outrora se realizava na Quadra de Esporte de nossa cidade, voltou a acontecer depois de vários anos e, assim como no passado foi sucesso de público. Usinho, do Aquas Club no Sítio Brejo, está de parabéns por resgatar este grande evento cultural que faz parte da nossa história. Quem sabe teremos a volta do Baile Preto & Branco. 

A FM Liberdade, de propriedade da Associação Comunitária Joel Canela, em breve passará a operar na frequência 87,9 que lhe pertence por direito. A direção da rádio será obrigada a seguir a orientação da ANATEL (Associação Nacional de Telecomunicações). Tem gente na Santana que tentar prejudicar sem conhecimento de causa e acaba fazendo bobagem. E agora como ficará a FM Boas Novas se a frequência na qual opera pertence a FM Liberdade por direito? Em minha opinião, vai interferi no sinal e será obrigada a mudar de frequência ou fechar. Pode acreditar.

A Festa de aniversário da Igreja de Cristo em Santana, há alguns anos vem deixando de ser um evento para se adorar a Deus se transformando num evento político. É de conhecimento de toda sociedade que naquela casa de Deus a politicagem dar no meio da canela. Só resta dizer: perdoa-os Senhor, eles não sabem o que estão fazendo.

Fernanda Canela, filha do meu amigo Aluízio Canela e futura Historiadora é mais uma Felipense leitora fiel dessas linhas aos domingos. Obrigado pela leitura e felicidades sempre. 
Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Enjoaram Mortadela". Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Enjoaram Mortadela". Reviewed by Blog Pindoba Notícia on 09:52 Rating: 5

22 comentários

Rafael Barra disse...

Parabéns pela sua colocação acerca da questão dos servidores municipais. Infelizmente eu tenho de concordar com sua exposição visto que é a realidade.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc sobre a questão dos servidores.

Anônimo disse...

Ei blogueiro! olhe essa! tá com 11 minutos que foi postado!

http://apodiariooblog.blogspot.com.br/2014/11/ex-prefeitos-de-felipe-guerra-terao-que.html

Ex-prefeitos condenados a devolver mais de 4 milhões a prefeitura!

Anônimo disse...

nessa atual gestão quando atrasa alguns dias, tem vereador fazendo peregrinação rua a cima rua a baixo com papel nas mãos botando servidores pra assinarem pra denunciar em Apodi. Quando era na gestão passada passavam de 6 meses sem receber salarios e não faziam nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Hoje vejo o Futuro e o futuro é a saída de Haroldo Ferreira da Prefeitura Municipal De Felipe guerra, vai sair por falta de pessoas competentes ao seu lado, os seus secretários estão enfiando uma faca de dois gomos no seu pescoço, sem fazerem seus trabalhos como deveria ser feito e falando mau do gestor nas redes sociais e esquinas de Felipe guerra, ele não abra os olhos não pra ver a coisa desandar mas ainda, na sua gestão ta cheio de carinhas sem compromissos com o povo, só pensam em luxo, mas pra esses eu deixo um recado, não ajudem e defendam o prefeito Haroldo não, pra verem a volta dos costas e suas bundas muxas saírem da prefeitura chutadas em 2016, aguardem viu

Anônimo disse...

Senhor Gleicigene, vc foi muito infeliz nas suas colocações sobre a 3ªVia, pois como podemos dá início a uma nova força na política local se não levantarmos a nossa bandeira e acreditarmos em nós, somos formadores de opiniões e isso faz parte da luta ou vc agora tem uma cartilha do poder?
Vc pra ser um cara formado em história, parece não ter lido muitas coisas sobre as grandes revoluções políticas e sociais que mudaram o mundo. Pq em FG isso é impossível?
Pelo que entendo a parte sobre as formações e agrupamentos para gerar as revoluções sociais não nunca fizeram parte da sua leitura.
É com muita pena que leio suas palavras: "É inútil tentar isso. O que vale é o poder econômico, pois o processo de conscientização é muito lento. Mas quem quiser entrar em guerra perdida fique a vontade. A verdade é essa!"
Cara vc quer dizer se tentarmos fazer uma melhor escolha por uma FG melhor somos inúteis? Pelo visto vc quer que todos sejam hoje como eram na época de HC e BC, o mesmo povo que coloca no poder é o mesmo que tira os políticos de lá.
É por isso que somos a sociedade que somos, quando imaginamos que encontramos alguém para ajudar e compôr uma nova política, aí vem eles e se revelam serem iguais, apenas pensa no seu umbigo. Sua forma de pensar é pequena e provinciana.
Para que as coisas aconteçam, o primeiro passo tem que ser dado. Colocação infeliz as suas, a democracia é exatamente isso, a liberdade de lutar por algo melhor.
Como Historiador vc foi muito infeliz no assunto Revoluções.

Anônimo disse...

TA CERTO QUE VENHA A TERCEIRA VIA A QUARTA E QUANTAS VIEREM. POR QUE? COSTA E PASCOAL NUNCA MAIS !!!!!!!! MUNDAMOS FG COM HF E ELE NAO SOUBE ADMONISTRA DEU O PODER SIMPLESMENTE A UMA PESSOA. NAO VOTEI EM SOBRINHO, VOTEI E DEI A MINHA CONFIANÇA A HAROLDO, QUE VENHA 2016 E AS VIAS QUE TIVER DE VIR. COSTA, PASCOAL E FERREIRA NUNCA MAIS!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

no assunto 3via vc foi muito fraco, e só demonstrou que realmente FG nunca vai mudar, pois um cara formado em história achar que buscar uma nova forma de pensar é uma guerra perdida, então meu amigo eu como Professor de História em nome da nossa classe sinto vergonha por vc.

Se vc como alguém que pode dá opiniões livres não pensa a favor de uma nova forma de fazer política em sua cidade, então me diga que vc anda fazendo com seu diploma. Me diga historiador?

Ainda bem que vc não é professor, pois uma afirmação dessa sobre a 3via em uma sala de aula seria um crime contra as grandes revoluções já feitas até hoje.

Fique mesmo onde vc tá, cuidando de um bar e dando opiniões de esquinas como é sempre comum em FG.

Adeus e boa sorte nas próximas opiniões no PindobaNoticias.

Anônimo disse...

Gleicigene,como a verdade doi né?estou com voce quando se aproxima as eleições foge todo mundo,vai ter sim essa 3{via,e todo mundo vai ver todos esses que esta falandoisso se espalhar. ainda continuio c BARRINHA.

Anônimo disse...

Concordo com gleicgene e esse ultimo comentário, qd chegar as eleições a maioria dessa terceira via vão pra um lado ou pro outro.

Anônimo disse...

Falar em terceira via em sala de aula?

Anônimo disse...

duas coisas que essa terceira via vai fazer, trazer o prefeito de Apodi como exemplo a ser seguido, uma péssima ideia, segundo vão queimar Barrinha pra colocarem alguém que tenha um pouquinho de dinheiro pra gastar. Gleicigene só tá dizendo a verdade, vão vender sonho em outro lugar aqui é Felipe Guerra.

Anônimo disse...

Gleicigene só escreveu a pura verdade, na ultima eleição tinha gente defendendo a terceira via nas redes sócias e acabou saindo candidato a vereador na palanque de Haroldo. É sempre a mesma história.

Anônimo disse...

ao comentário 16 de novembro de 2014 15:05 amigo professor, deixa de ser besta, vc falando de revoluções, deixa essas revoluções pra outro canto do Brasil ou do mundo, aqui em FG o que realmente faz a revolução é o dinheiro, se essa 3ª via não tiver alguém com muito dinheiro vão servir de besta e mangunça no meio das ruas. Esse que se diz professor de História é o primeiro a pinotar fora da 3ª via quando receber uma proposta pra ser diretor de escolas.

Revolução só no gogó não da não amigo professor.

Anônimo disse...

Eu comi muito mortadela e agora tou com Haroldo Ferreira, enquanto me pagar em dia voto nele, pois sei o que sofri nas mãos de bráz Costa.

Anônimo disse...

Querido , que Deus perdoe você ! julgar o ministério da igreja sem saber de nada!Pois a igreja hoje,serve de incentivo e ajuda para muitas pessoas necessitadas que procuram a liberdade em Cristo , não usamos de piadinhas nem indiretas para difamar as pessoas ,usamos sim,a palavra de Deus para libertar vidas do fracasso,do desanimo ... E você como colunista,deveria usar sua inteligencia para postar coisas de alto nivel,mas não agredindo as pessoas que não merecem,! Todos nós somos sujeitos a errar,cair ,levantar e superar! Com isso,olhe primeiro para você,antes de julgar o proximo ! Obrigado ! Deus te abençoe !

Gleicigene Bezerra disse...

Vc que é professor e comentou no anonimato às 15:05 do dia 16/11. Interessante seria se você tivesse se identificado para que pudéssemos dialogar.Para inicio de conversa ainda não tenho um diploma em História e quando o tiver, quero sim transmitir conhecimento em sala de aula, mas jamais irei abordar na mesma algo sobre política, principalmente a nossa. Espero que você não seja um professor ultrapassado que comete isso em sala de aula. Quando eu me refiro a 3ª via como uma GUERRA PERDIDA é porque tenho embasamento para tal, porém acho que peguei pesado com seus limitados conhecimentos. Uma 3ª via aqui ou em qualquer lugar que seja, somente obterá êxito com algum apoio financeiro, ou você acredita que o professor Flavianos, então prefeito de Apodi não o teve? Se não, porque Apodi não está as mil maravilhas? Para que tal objetivo dessa 3ª via se concretize caro professor, precisaríamos antes passar por uma reforma política que proibisse a abertura de empresas fantasmas e o consequente financiamento de campanhas por meio de doações nas quais grandes valores são disponibilizados. Você acredita que o Brasil passará por tal reforma? Aqui em Felipe Guerra sempre existiu financiamento de campanha e você, caro professor certamente sabe disso. As minhas análises são feitas com os pés no chão. Quando a tão sonhada reforma política sair e os todos os partidos políticos tiverem o mesmo tempo no rádio e na televisão,vocês me convidem por favor para ser mais um componente dessa 3ª via. No dia que essa 3ª via reunir condições de vencer uma eleição em nossa cidade o candidato não será um sujeito humilde como meu amigo Barrinha. Se você professor, tivesse feito uma análise do porque cheguei a afirmar que era uma guerra perdida não teria me ofendido. Precisa conhecer melhor nossa realidade, principalmente a das pessoas mais carentes das Zonas Rurais. Vá pedir para uma delas que ainda moram em casa de taipa e sem banheiro, para ela votar consciente. Ela lhe dirá que só votará em quem fizer seu banheiro e você vai ignorar isso? Depois ainda prevalece aqui uma rivalidade politica que se transformou numa questão cultural e isso não se extermina da noite pro dia. Não sei quem és e portanto não posso dizer que se curvaria diante de uma proposta para ser Diretor de uma escola, mas lhe garante que 97% das pessoas não deixam passar tal proposta, ou seja, os interesses pessoais nos torna individualistas meu caro. Serei professor e jamais envergonharei minha classe, mas terei o prazer de transmitir a realidade com os pés no chão. Sonhar, claro, não custa nada, mas guardarei meus sonhos para mim e não ajudarei meus futuros alunos a fazerem dos seus pesadelos. Como eu disse na coluna ainda vai levar um tempo para que mudemos politicamente, pois isso não depende apenas de nós. O sistema é mal e ele é quem dar as cartas. Obrigado pela leitura da coluna e felicidades sempre.

Anônimo disse...

O tema não é sobre os funcionáros que viviam comendo mortadela? por que tão falando nessa terceira via? isso não existe não, é coisa de gente que quer aparecer.

Anônimo disse...

ESSES BESTAS COM ESSA HISTORIA DE TERCEIRA VIA, DEIXE DE BESTEIRA, VOCÊ SABE QUE O POVO NÃO CONFIAM MAIS EM PAPAI NOEL E PORISSO SÓ VOTAM POR DINHEIRO, EU NÃO DOU MEU VOTO DE GRAÇA A NINGUÉM, DEPOIS QUE GANHAM NEM OLHAM MAIS PRA GENTE. TERCEIRA VIA LISA NEM VENHA PEDIR MEU VOTO.

Gleicigene Bezerra disse...

Amigo do comentário das 10:42. Estás certíssimo quando diz que todos nós erramos e temos a capacidade de nos levantámos com a ajuda de DEUS, eu mesmo sou um exemplo de um ser humano que errou e se recuperou do erro. Não fiz nenhum julgamento quanto a Igreja de Cristo da Santana e nem gosto de comentar sobre religião. Mas não posso voltar atrás quanto ao que escrevi sobre tal igreja. Cresci vendo a politicagem acontecendo explicitamente dentro dessa igreja. O episódio que prova isso foi a saída do pastor Welinton dela simplesmente porque suas escolhas politicas não agradava aos irmãos. Quer outro exemplo? Alguns que se dizem crente em DEUS na Santana, em época de campanha política deixam de falar uns com os outros. Por último houve o episódio do tapete vermelho que algumas senhoras mandaram fazer, mas por ser vermelho algumas não quiseram pisar. Admito o importante trabalho desenvolvido pela Igreja ao longo dos anos, mas não tenho motivos para enaltecer a da Santana, pois poucas pessoas que dela fazem parte são realmente crentes em DEUS, outros adoram mais a Hugo, Brás e até mesmo o atual prefeito. Se você for um desses crentes piratas que tem na Santana dispenso sua benção. EU preciso de DEUS e não pense que engamos a ele. De qualquer forma, obrigado pela leitura e felicidades sempre.

Anônimo disse...

A situação da comunidade de Santana é difícil caro amigo Gleicigene, e a divisão politica na Igreja de Cristo é a mais pura verdade, você não falou nenhuma mentira não.

Anônimo disse...

se fosse em outra comunidade eu até descordaria de Gleicigenio, mais na Santana isso não é coisa de se duvidar