Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Um Grande Guerreiro".

gleicigene@gmail.com
Assim como fizera muitos nordestinos nas décadas de 60 e 70, do século passado, ele fez as trochas, deixou a zona rural e partiu para cidade em busca de melhores condições de vida. Depois que lhe negaram vender fiado uma rapadura que seria comida com farinha, ele teve que se alimentar de carne estragada. Esses dois momentos talvez tenha sido determinantes para sua partida. 

Sua estadia inicial em Mossoró não foi fácil, mas ele venceu. Apostou naquilo que acreditava saber fazer e fazia muito bem. Diversas foram às vezes em que almoçamos lhe ouvido dizer: “Viagens com dignidade, você pode até não consertar o mundo, mas certo fique de uma coisa, aqui na terra serás um canalha a menos”. Era assim que Otoniel Maia encerrava seu programa de radio denominado Patrulha da Cidade, no qual ele fazia questão de dizer que é Felipense e que ama essa terra como ninguém. 

Numa época em que a Santana não contava com eletricidade e nenhum cidadão possuía TV, Otoniel vinha sempre nos finais de semana e trazia uma, daquelas TV preto e branco, colocava na calçada da casa de sua cunhada Neve, ligava na bateria do carro e lá ficávamos a noite toda, bastava alguém dizer que ele estava pra chegar que a comunidade entrava em festa. 

Otoniel se tornou muito conhecido em Mossoró, não apenas pelo seu programa de radio, mas por perturbar diversos médicos pedindo-lhes ajuda para alguns conterrâneos seu. É um homem com um coração que não cabe no peito, aliás, seu coração é uma casa de portas abertas. Dono de um amor incondicional pelo lugar onde nasceu, Otoniel é um amigo certo nas horas incertas. Na política obteve sucesso e aprendeu com a derrota, mas jamais desfez amizades. 

Otoniel é a prova viva de um ser humano que consegue reunir ao mesmo tempo diversas virtudes: caridoso, honesto e companheiro.  Aqueles que lhe procuraram jamais ouviu um 'não' e quando não podia resolver de imediato dizia: “eu vou tentar”. Mas o que mais nos deixa orgulhosos, a mim principalmente por também ser filho da Santana, é que ele jamais desiste e prova a cada dia ser um grande guerreiro. Mesmo com a saúde fragilizada, se esforça para cumprir seu compromisso com o povo de Felipe Guerra. Essas linhas não se tratam de uma homenagem, pois se assim o pudesse, construiria uma estatua sua, bem no centro da Santana. “Não preciso nem dizer, tudo isso que te digo, mas é muito bom saber, Otoniel é um grande amigo”. Pra você Otoniel, eu tiro meu chapéu. Felicidades sempre...

RÁPIDAS

Os Felipenses que admiram Brás Costa não pouparam agradecimentos a Deus pela sua saída da prisão, essas mesmas pessoas lhe execrariam caso ele aderisse ao sistema governista. Simplesmente porque aqui a rivalidade política fala mais alto.

Mais importante do que Brás Costa foi Hugo Costa, e este quando deixou o palanque Bacurau, traidor foi o menor adjetivo que lhe atribuíram, mas bastou sua volta ao ninho para fazerem dele um santo. Por isso Brás Costa, não se iluda com falsas amizades e agradecimentos da boca pra fora.

Infelizmente o futuro não deve ser muito glorioso para o ex-prefeito Brás Costa, que ainda deve ser julgado e, quando isso acontecer, provavelmente será condenado. A justiça anda pegando pesado com aqueles que brincaram com o dinheiro público.

A Avenida Mira Selva, em nossa cidade, está sinalizada com placas que indicam a presença da faixa de pedestre, o que já deveria existir a muito tempo, porém os condutores de veículos precisam entender que na faixa a prioridade é do pedestre.

O Boteco do Bambão, por meio desta, volta a agradecer aqueles que contribuíram para a realização de uma inesquecível seresta ao som do grande seresteiro Zé Martins: Mercadinho Dois irmãos do meu amigo Herbinho, Auto Posto Amorim, Juliana Cabelos, Vereador Salomão Gomes, Vereadora Joedna Canela, Espaço Rural, prefeito Haroldo Ferreira, Construtintas, Ita fashion, Marcos Aurélio, Sorveteria Mirelli, Glauber Moto Peças e Posto São Raimundo. A todos, obrigado e felicidades sempre.

Por falar no Boteco do Bambão, a seresta com o cantor Zé Martins no último dia 13, foi boa o suficiente para o povo pedir o retorno do mesmo brevemente a Felipe Guerra. Quando se promove um evento priorizando a satisfação do cliente é isso que acontece. Então que venha novamente Zé Martins, para que possamos curtir mais uma vez uma noite regada de boa música.

O grande Cezôca estará se apresentando no próximo dia primeiro de Janeiro, no Acuas Club Sitio Brejo, um dos melhores ambientes em termos de serviço de bar da região. Boa iniciativa do meu parceiro Usim, que possui um excelente gosto musical. Cezôca tem em nossa cidade uma grande legião que admira seu trabalho, da qual eu faço parte.

Quem esta semana ficou um pouco mais experiente foi meu amigo Céliton de Brito, uma pessoa pela qual criei uma grande admiração. Conversar com Céliton é colher conhecimento. O que me chama a atenção neste homem é o desejo de consertar o mundo, coisa impossível para um único ser. Parabéns amigo e, felicidades sempre.

A gestão do prefeito Haroldo Ferreira, nada mais será do que o inicio de um novo ciclo administrativo. O trampolim para uma nova era, até porque ele não possui poderes sobrenaturais para consertar 40 anos de regresso. Torço para que ele consiga pelo menos, entregar a casa arrumada para que seu sucessor possa ter condições de trabalhar.

A FM Liberdade 87,9 na comunidade de Santana, via internet está como diz a minha avó, tinindo. Conterrâneos nossos como Branca de Nazi, que mora no Japão, agora ouve as noticias da terrinha com rapidez e qualidade.  Boa iniciativa do grande Joel Canela. Parabéns e sucesso.

Quem também ler essas linhas aos domingos é minha amiga Marlene, esposa do meu amigo Marcone de Budico. Obrigado pela leitura e felicidades sempre. 

Finalizando mais uma e ouvindo “Amigo” do rei Roberto Carlos e aproveito para dedicar ao grande guerreiro Otoniel Maia.
Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer 
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo.
Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Um Grande Guerreiro". Coluna Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra: ''Um Grande Guerreiro". Reviewed by Blog Foco Notícia on 10:15 Rating: 5

2 comentários

Anônimo disse...

Sabia que um dia isso ia sair da cabeça de Negão, otoniel é realmente um grande homem. Mas vc esqueceu de dizer aquela passagem que o povo da Santana ficava preso nas lotação pra tibal e mandava chamar otoniel mpra soltar. Valeu negão.

Anônimo disse...

Parabéns Gleicigene por essas linhas, Otoniel merece e vamos torcer pra ele sair da situação que está.