Secretária Girlene Ferreira fala das dificuldades enfrentadas na Saúde Pública, e anuncia novas ações do Governo Municipal.

Girlene FerreiraNos últimos dias alguns leitores enviaram ao blog solicitações para que este espaço buscasse ouvir a Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra, para que esta pudesse explicar o porquê da dificuldade encontrada pelos cidadãos e cidadãs felipenses, quando estes requerem junto aquela Secretaria, a realização de exames laboratoriais e principalmente, exames de imagem, os quais são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

 [highlight][/highlight]

Na manhã de hoje, 26 de fevereiro, atendendo a estas solicitações, este espaço ouviu a Secretária de Saúde do município de Felipe Guerra, Drª Girlene Ferreira, a qual prestou esclarecimentos acerca desta e de outras dificuldades enfrentadas pelo governo Construindo e Inovando, na área da Saúde Pública.

 [highlight][/highlight]

Na conversa com este editor a  Secretária Girlene Ferreira reconheceu que nos últimos meses tem sido um grande desafio atender as necessidades da população felipense no que diz respeito a Saúde Pública.

 [highlight][/highlight]

"De fato houve sim um agravo das nossas dificuldades e isso prejudicou a qualidade da nossa atenção a Saúde Pública. Como é do conhecimento público, a situação se agravou a partir do momento em que a gestão do prefeito Haroldo Ferreira passou a vivenciar, ao longo de todo o segundo semestre de 2014, um período de grandes dificuldades financeiras. Situação esta que somou-se à outros problemas relacionados à demandas e pactuações. Ainda assim, até mesmo recorrendo a outras receitas, a gestão do prefeito Haroldo em momento algum deixou de atender aquilo que teve caráter de urgência, principalmente no que diz respeito as duas doenças que mais matam atualmente, que vem a ser câncer e problemas cardiovasculares. Temos pactuações nas cidades de Apodi e Mossoró, mas que nos últimos meses não atenderam as demandas. Como se não bastasse os recursos da Saúde no município serem limitados, tivemos muitos problemas com estas pactuações. Além de não atenderem as nossas demandas, o Governo do Estado, em muitos casos, deixou de honrar à sua parcela de contribuição, não repassando os pagamentos, nos deixando sozinhos na hora de cumprir compromissos que forram firmados através de parcerias entre Município e Estado, visando atender as necessidades da nossa população". Explicou a Secretária Girlene Ferreira.

 [highlight][/highlight]

Após reconhecer e explicar as situações que prejudicaram a qualidade da atenção por parte do Governo Municipal a Saúde Pública de Felipe Guerra, a Secretária anunciou que neste novo momento econômico o qual vivencia o município, na sua Secretaria já está sendo feita a adoção de medidas que irão reequilibrar os quadros e restabelecer a boa qualidade da atenção a Saúde Pública, que vem sendo uma marca do governo que tem à frente Haroldo Ferreira.

 [highlight][/highlight]

"Felizmente o nosso município vive neste início de 2015 uma nova realidade econômica. Isto nos permitirá fazer uma adoção de medidas mais concretas, as quais irão reequilibrar os quadros da nossa Saúde Pública, que como todos sabem tem sido uma marca no governo do prefeito Haroldo. Amanhã mesmo estou indo a Natal, acompanhada de algumas pessoas de Mossoró, peritas em pactuação, com as quais gozo de amizade, e em Natal iremos reorganizar e buscar ampliar nossas pactuações, e será esse nosso primeiro passo neste processo de reequilíbrio da atenção a Saúde. Sei que para esta e outras medidas o prefeito Haroldo terá que fazer uso de recursos até mesmo de outras receitas, mas como a Saúde é uma de nossas grandes prioridades, ele já está consciente disso e se mostra bastante disposto". Anunciou a Secretária Girlene Ferreira.

 [highlight][/highlight]

Ainda objetivando reafirmar o compromisso do governo Construindo e Inovando com a Saúde Pública do município de Felipe Guerra, a Secretária aproveitou o momento para anunciar outras ações que estão em andamento, as quais, segundo ela, garantirão ainda mais qualidade na Saúde Pública. Ações como por exemplo a inauguração da UBS da zona urbana, compra de uma UTI móvel, equiparação da sala de urgências da Unidade Integrada, instalação da sala de parto da Maternidade Mãe Merinda, dentre outras.

 [highlight][/highlight]

"Eu e o prefeito Haroldo somos conscientes de que para haver excelência na Saúde Pública do nosso município, é preciso determinação e ousadia para realizarmos muito mais do que vem sendo feito. Por isso, aproveitando este momento em que o município dispõe de mais recursos, o prefeito Haroldo fez com que acelerássemos a conclusão da UBS da zona urbana, a qual será inaugurada e colocada em funcionamento agora do mês de março para o mês de abril. O prefeito Haroldo também já decidiu que comprará nos próximos dias uma UTI móvel, pois esta é uma grande necessidade do município. Eu e Haroldo já decidimos que assim que a UBS da zona urbana estiver em funcionamento, o que irá desafogar a Unidade Integrada, iremos retomar a estruturação daquela unidade, a partir da equiparação da sala de urgência, com a compra de novos equipamentos. Outra ação que é prioridade, a qual queremos realizar até o final deste ano, é a instalação da sala de parto da maternidade Mãe Merinda. Este foi um dos compromissos de campanha do prefeito Haroldo, o qual finalmente será cumprido para que as cidadãs felipenses deem a luz filhos felipenses". Finalizou entusiasmada a Secretária Girlene Ferreira.

 [highlight][/highlight]

Fonte: Blog do Erinaldo Silva

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.