Quadro se agrava em Natal e governador pede Força Nacional ainda hoje no RN.

f_75O governador Robinson Faria informa que conversou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, há poucos instantes e pediu que envie, ainda hoje, a Força Nacional para o Rio Grande do Norte, depois do caos instalado nos presídios e nos ataques a ônibus na Grande Natal no início desta noite.


O governador já havia solicitado a Força Nacional no RN desde semana passada. Estão sendo esperados pelo menos 200 homens da Força Nacional para reforçar a segurança no Estado, conforme informou a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social.


Robinson Faria estava participando de uma solenidade da Câmara Municipal em Mossoró, em homenagem aos 163 anos do município, quando recebeu o aviso de que o quadro na grande Natal estava praticamente insustentável, com ataques sucessivos a ônibus e com os presídios “explodindo”.


O quadro é mais complicado no Raimundo Nonato, em Parnamirim e nos pavilhões de Alcaçuz. Os presos já teriam derrubado as portas das celas e estão soltos no meio do pátio, sendo seguros apenas pelos policiais nas guaritas que estão efetuando disparos para evitar fuga em massa.


O juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos reconhece que o sistema prisional do RN está sendo controlado por membros de facções criminosas conhecidas por Sindicato do RN e Primeiro Comando da Capital. Este último, em video gravado dentro de Alcaçuz, assume o comando dos ataques. (Clique AQUI).


Nas ruas, após os primeiros ataques a ônibus, as empresas determinaram o recolhimento dos veículos as garagens, deixando milhares sem ter como retornar para suas casas ou se deslocar para escolas.


O governador suspendeu sua agenda em Mossoró e embarcou para Natal. Há poucos instantes ele escreveu em sua conta no Twitter que antes de viajar para Mossoró havia se reunido com o Comitê Emergencial (foto acima) formado para enfrenta a questão do Sistema Prisional.


Hoje pela manhã, o juiz corregedor do sistema prisional do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar Villar dos Santos, escreveu que ou o Governo adotava medidas urgentes ou perderia o controle do sistema prisional, prevendo inclusive fuga em massa.


Há poucos instantes, o governador disse informou que havia conversado com o ministro da Justiça e solicitado a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte em situação de emergência.  “Conversei agora há pouco com o ministro da Justiça Eduardo Cardoso e solicitei que venha ainda hoje a Força Nacional”, escreveu o governador.


Completou informando que vai trabalhar 24 horas por dia para resolver esta situação de uma vez por todas. O governador decreta estado de emergência.


Exoneração


O secretário de Interior e Justiça do Rio Grande do Norte, diante do caos, pediu exoneração do cargo.


Fonte: Jornal Mossoró Hoje

Quadro se agrava em Natal e governador pede Força Nacional ainda hoje no RN. Quadro se agrava em Natal e governador pede Força Nacional ainda hoje
no RN. Reviewed by Blog Foco Notícia on 22:26 Rating: 5

Nenhum comentário