Coluna de Geraldo Fernandes: "Faltou Humildade".

11349889_732884456822950_1121821824_nObservei atentamente a entrevista do ex-vereador, ex-prefeito e bacharel em Direito, Reginaldo Pascoal, e nessa entrevista a gente usa aquele velho ditado: 'parece que a roda grande entrou dentro da roda pequena'. Porquê? Porque Reginaldo Pascoal, foi o maior opositor da Família Costa, essa historia toda a Felipe Guerra conhece.


Mais a política tem dessas coisas os correligionários de hoje, são os adversários de amanha e vice-versa. Também observei nessa entrevista que sobrou crítica e faltou humildade.


O ex-vereador fez crítica ao dizer que o governo de Haroldo Ferreira não estar fazendo nenhuma obra, e as poucas que estar fazendo são obras federais, mais não teve a humildade de dizer, que esses recursos via governos federal é justamente porque o prefeito tirou o município de Felipe Guerra da inadimplência.


Fez crítica em dizer que a administração 'construindo e inovando' é uma administração 'maquiada', ele mesmo sabe que a administração é a melhor administração da historia do município de Felipe Guerra.


Todos sabem, que uma administração tem o seu lado bom e o seu lado ruim, tem seus erros e seus acertos,  o que estar faltando é simplesmente a oposição ter a humildade de reconhecer o excelente trabalho de Haroldo Ferreira. Ter humildade é reconhecer o valor de seus inimigos, ter humildade é fazer critica mais também aceita-las.




Humildade é uma palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.


Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário da humildade é o orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.

O orgulho é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.

Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: Eu me equivoquei, pois sua intenção é aprender, crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: Não foi minha culpa, porque se acha acima de qualquer suspeita.

A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.

Uma pessoa orgulhosa está sempre muito ocupada para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.

A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.

Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: Eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser.

A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.

O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: Eu faço o meu trabalho.

Uma pessoa humilde diz: Deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir. A pessoa orgulhosa afirma: Sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo.

A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.

A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.

Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no Universo que ele desconheça. O humilde reverencia ao Criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.

Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas ideias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.

Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.

*   *   *


Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande.

Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.

Pense nisso!

Coluna publicado semanalmente por Geraldo Fernandes – Apresentador dominical do programa “Espaço Livre” da FM liberdade, Santanense, Historiador, pesquisador e Membro da Academia de Letras de Apodi.

Coluna de Geraldo Fernandes: "Faltou Humildade". Coluna de Geraldo Fernandes: "Faltou Humildade". Reviewed by Blog Foco Notícia on 14:25 Rating: 5

5 comentários

Anonymous disse...

Muito bem geraldo, estar de parabéns mais uma vez!

Anonymous disse...

a mais pura verdade, valeu geraldo

Anonymous disse...

o remedio é pra quem não se conformou em perder a prefeitura, valeu geraldo

Anonymous disse...

o prefeito haroldo ta de parabens pela otima administraçao, pegou uma cidade acabada e ta organizando tudo, parabens

Anonymous disse...

Geraldo , isto é só mais uma coisa para a populção desta cidade que foi tão sofrida pelos gestores passados, e que tem inveja da atual administração jamais vista nesta terra sofirda, acorda população e veja a quem voce credita seu voto em pessoas desta qualidade que que ver o pior da sua cidade, pois lembre que ele ficou dois meses como prefeito interino e fez o que ????, sumiu com o dinheiro que era para ficar em caixa, comprou carro de luxo, e até hoje niguem sabe onde doi para o resto, isto ele não fala.