Conferência discute direitos da criança e do adolescente em Felipe Guerra.

DSC02684O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Felipe Guerra (CMDCA) realizou, na manha dessa quarta-feira 03 de junho de 2015, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Felipe Guerra. O evento, que aconteceu na sede do CMDCA, tem o objetivo de discutir, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Felipe Guerra.


O debate terá como base cinco eixos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Politica Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


O CMDCA na oportunidade escolheu os delegados para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA), avaliar e compartilhar as ações e experiências do poder público municipal nas ações efetivas para crianças e adolescentes no município de Felipe Guerra, além de debater a realidade desse público.


DSC02666O evento contou com a participação do Prefeito Haroldo Ferreira, da Secretária Interina da Assistência Social, Girlene Ferreira, da Presidenta CMDCA, Assistente Social Elisangela Morais, Secretária Municipal de Educação, Maria das Neves, aluno da Escola Estadual Antônio Francisco, Arthur, representando a Câmara dos vereadores, Vereador Ubiracy Pascoal, Presidente do Conselho Tutelar, Conselheiro Mazinho, Sub Secretaria de Saúde, Jackeline Gurgel, Vereadora Joedna Canela e vereador Paulo Cezar.


A Assistente Social, Elisangela Morais como presidenta da CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), fez a abertura oficial da Conferência, enfatizando a importância daquele momento, em que irá delinear diretrizes para politicas de proteção e promoção das crianças e adolescente. A Secretária Interina da Assistência Social Girlene Ferreira em sua fala fez uma invocação para os presentes. “Será que estamos dando a devida atenção as nossas crianças? será que o conselho tutelar está fazendo suas ações de prevenção e proteção? Esse é o momento de discutirmos tudo isso e sair daqui com ações concretas para nossas crianças”, disse Girlene Ferreira.


Já o Prefeito Haroldo Ferreira solicitou que a família esteja mais presente na vida dos filhos, se referindo aos caminhos tortuosos que muitos jovens seguem devido ás drogas. “Nós, como pais, como família, temos que estar mais presentes, por que ás drogas está aí e, sozinhos não conseguimos fazer tudo, muitos querem que o estado o município façam tudo, mas não tem como, se não tiver a presença e a proteção da família, portanto, desejo a todos que discutam, traçam metas para proteger nossas crianças e adolescentes, pois estando no papel vira lei, aí fica mais fácil de cobrar”, disse o Prefeito Haroldo Ferreira.


Após as falas, a Psicóloga Jorgeanni Pinto proferiu a palestra: “Politica e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do adolescente” com o Sub Tema: “Fortalecendo os Conselhos de Direitos”, em seguida foram formados 05 grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos e formatar um relatório das propostas oriundas dos grupos a ser referendada na plenária final para ser apresentadas na IX Conferência Estadual.
DSC02669 DSC02671 DSC02673DSC02678DSC02674 DSC02675 DSC02677 DSC02690 DSC02694



Fotos: Foco Notícia/ Com informações: Assecom

Conferência discute direitos da criança e do adolescente em Felipe Guerra. Conferência discute direitos da criança e do adolescente em Felipe
Guerra. Reviewed by Blog Foco Notícia on 16:39 Rating: 5

Nenhum comentário