'Antonio da Passagem Funda': 100 Anos de Desafios, Lutas e Vitórias.



Faleceu na madrugada desta segunda-feira (22) o Sr. Antônio Carlos Menezes, mais conhecido por “Antônio da Passagem Funda”. O  velório está ocorrendo na sua residência, na Av.Mira Selva por trás do Posto São Raimundo. O sepultamento será hoje (22/06), ás 16:00hs no cemitério público de Felipe Guerra.


O Centenário de Antonio da Passagem Funda deixou uma árvore genealógica com 8 filhos, 31 netos, 24 bisnetos e 06 tataranetos. Nossos votos de Pesar e Solidariedade á Família Enlutada, e aproveitamos para republicar uma matéria especial do historiador e pesquisar Geraldo Fernandes em sua coluna escrita para nosso site.


10568953_10152664147421108_6629705306891734354_nNo dia 25 de Agosto do ano de 1914, nascia no Sitio Salão município de Caraúbas, Antonio Carlos de Menezes, sendo ele filho de Izidio Carlos de Menezes e de Maria Luiza de Menezes. Depois seus pais se mudaram para o sitio Bom Lugar (Caraúbas), e foi lá, que o jovem, Antonio Carlos se casou-se com Luiza Fernandes da Costa, sendo ela da tradicional família Fernandes de Caraúbas, depois de alguns anos naquela localidade o jovem Antonio Carlos decidiu aventurar-se em 1959, comprar o Sitio Passagem Funda no município de Apodi.






Ao chegar no Sitio Passagem Funda o casal já trazia 3 filhos, pois os mesmos tinham nascidos no município de Caraúbas, sendo eles Lucimar, Raimundo e Tadeu e no Sitio Passagem Funda o casal tiveram vários filhos, mais só se criaram os seguintes filhos, Zuila – Carminha – Francisco Canindé de Menezes, o popular Chicão – Carlos e Gorete. Com o seu jeito cativante e com os bons tratos com as pessoas o senhor Antonio Carlos passou a ser chamado de Antonio da Passagem Funda, e daí em diante ficou conhecido em toda região de pedra de abelha.

[caption id="attachment_11975" align="alignright" width="139"]SAM_0096 Luiza Fernandes[/caption]

E alguns anos depois, foi eleito presidente da Missão Rural. No dia 06 do 11 de 1986 falecia a sua companheira a Senhora Luiza Fernandes da Costa. Fato este que deixou toda família Menezes abalada. Hoje a família do Senhor 'Antonio da Passagem funda' conta com 8 filhos, 31 netos, 24 bisnetos e 6 tataranetos dos 8 filhos do senhor Antonio da passagem funda com Luiza Fernandes Pereira da Costa.

Destaco três: 1º Carlos Menezes, comerciante bem sucedido no nosso município. 2º Gorete Menezes, enfermeira no hospital desta cidade e 3º Francisco Canindé de Menezes, mais conhecido por Chicão, pois o mesmo foi eleito 3 vezes vereador no nosso município chegando a presidência da câmara no ano de 1987 e candidato a prefeito no ano de 2004. Dos 31 netos do senhor Antonio da Passagem Funda, 4 já tem curso superior são eles Larice – Luiza – Carla e Cíntia, mais um dos membros de maior projeção da família Menezes é 'Gledson' filho de Chicão. Pois o mesmo atua no futebol Alemão há vários anos.

No dia 25 do 08 de 2014 o senhor Antonio da passagem funda completou 100 anos de vida e toda sua família comemorou esta data com um grande culto evangélico, com a presença do cantor Chagas Sobrinho e teve a participação de toda a sociedade Felipense.

Por Geraldo Fernandes - Historiador, pesquisador e Membro da Academia de Letras de Apodi.




(Foto 1: Madson Vinicius)

'Antonio da Passagem Funda': 100 Anos de Desafios, Lutas e Vitórias. 'Antonio da Passagem Funda': 100 Anos de Desafios, Lutas e Vitórias. Reviewed by Blog Foco Notícia on 11:07 Rating: 5

Um comentário

Anonymous disse...

Boa Geraldo. Muito boa matéria.