Secretário Municipal prestou depoimento ao Ministério Público sobre aperfuração de poço

No início da tarde desta quinta-feira (09) o Ministério Público da Comarca de Apodi recebeu a denúncia anônima de que algumas máquinas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas estariam sendo utilizadas em terreno particular. O que pode ser considerado improbidade, quando uma máquina de bem público é utilizada para bens particulares como está inscrito no artigo 1, inciso 4 da Lei de Improbidade.

Após a denúncia o promotor de Justiça da Comarca, Dr Silvio Brito, acionou a Companhia de Polícia Militar de Apodi que a frente da operação estava o 3° Sargento, Lomanto Gurgel Pinto, juntamente com o Grupo de Operações Táticas - GTO, para verificar o ocorrido. Foi constatado que o local é a Casa do Forró e pertence supostamente ao Secretário de Esporte do Município de Felipe Guerra, Bruno Antunes.

De imediato, o secretário Bruno Antunes, se deslocou até o Ministério Público da Comarca de Apodi, para prestar o depoimento.

Segundo Bruno Antunes, há 4 anos construiu uma casa de festas (casa do Forró), para realização de eventos, e que reside há 1 ano e na verdade o terreno pertence à igreja. O mesmo autorizou e cedeu um espaço para construção do poço na Casa do Forró e que não houve nenhuma comunicação formal da prefeitura e o poço se destinaria à população no bairro cidade baixa.

Sobre a escolha do local

Em seu depoimento, Bruno afirmou que o DNOCs firmou um convênio com a prefeitura Municipal de Felipe Guerra para a perfuração de 4 (quatro) poços de água na zona urbana, a ser distribuída para a população que dela necessite e repartições públicas. Que, por suas vez, a prefeitura contratou o declarante Manoel Ferreira Filho, para que identificasse os locais mais favoráveis para a perfuração dos poços. Manoel Ferreira Filho há 30 (trinta) anos, trabalha nessa área e com tudo relacionado à área de bombeiro hidráulico, que os locais indicados pelo declarante foram no Hospital Municipal, no Estádio, Ginásio e na Casa do Forró. Que tomou por base a pressão de água nos referidos locais.

Veja na Íntegra o depoimento:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DNOCS


O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer os fatos em relação ao que foi publicado pela imprensa sobre a perfuração de poços no município de Felipe Guerra com máquinas de propriedade desta Coordenação Estadual. Todos os termos de cooperação firmados com as prefeituras municipais, sindicatos ou associações rurais têm como regras perfurações em locais de domínio público ou locais privados que atendam ao alcance social, desde que estes possuam documento do proprietário garantindo o acesso público e seu direito de uso sobre água do poço.

Assim, esta Coordenação suspendeu imediatamente a parceria realizada com a prefeitura de Felipe Guerra tendo em vista que um dos poços perfurados foi em propriedade ocupada por uma casa de festas, e não possui servidão pública comprovada. A suspensão se deu principalmente pelo fato de que a referida perfuração foi orientada à revelia pelo Secretário de Esporte do município, Brunno Antunes Gurgel, que acompanhava os serviços e assumiu o erro em depoimento ao Ministério Público. Tendo também como agravante a denúncia de que a área em questão estaria cedida a ele pela Igreja, configurando benefício pessoal em detrimento de um bem público. Contudo, além dos serviços serem suspensos, esta coordenação adotou medidas de punição aos dois servidores do DNOCS e operadores da máquina envolvidos no caso, primeiramente determinando o afastamento por tempo indeterminado destes do serviço de perfuração, assim como abertura de processo disciplinar administrativo para apurar se houve dolo destes, ao seguirem a orientação equivocada do secretário municipal.

Enfim, ressaltamos que antes do ocorrido poços de extrema importância para a população do município, como o do Hospital Municipal Eilson Gurgel do Amaral, do Ginásio de Esportes Genilson Almeida e do Campo de Futebol Antônio Macêdo Pascoal, foram perfurados. Mas lamentamos que membros da Prefeitura Municipal de Felipe Guerra e alguns servidores desta autarquia tenham fugido à responsabilidade, praticando um ato incompatível com o interesse público.

Natal, 10 de julho de 2015.

13 comentários:

Lázaro Martins disse...

Dr vai procurar se ocupar com coisa melhor e nao com algo que beneficiam a população de felipe guerra.
Essa cidade que ja e atrofiada por conter pessoas dessa natureza.

Deveria um dia essa cidade ter pessoas com vontade de libertar essa cidade.

Anonymous disse...

Eu acho engraçado como tem gente cara de pau esse doutor victor costa vem em seu Facebook fazer comentários bestas dizendo que é uma vergonha, perguntando aonde está o dinheiro dos royates, deixe de ser cara de pau doutor victor costa quem é vc pra fazer esse tipo de pergunta??? Agora eu desafio a vc, se vc mim responder aonde esta o dinheiro dos royates das gestões passada?????

Anonymous disse...

Rapaz esse Edivaldo Barbosa so leva o tempo em querer sujar a administração do prefeito Haroldo Ferreira deixe o prefeito trabalhar o que eu acho interessante e nas gestão passada esse besta engolia tudo calado e porque so era desmantelo por cima de desmantelo deixe de engolir corda dos outros cabra besta

Anonymous disse...

O Doutorzinho victor costa em uma postagem em seu Facebook fez um comentário sobre uma perfuração de um poço De absurdo Doutorzinho quem é vc pra falar em absurdo?????? Vc lembra das gestões passada de seu primo e de seu pai ?????? Eu acho que absurdo foi elas???????ou vc não acha??????? Então Doutorzinho va fazer seus trabalhos, dar seus plantões que é melhor Do que vc esta fazendo comentários sem noção nenhuma ok......

Anonymous disse...

Caro amigo thiago nao sei porque vc nao coloca os comentarios que mandei acho que vc amigo deveria colocar porque nao e so a oposição que tem direito de falar nao amigo a oposição diz o que quer posta o que quiser vamos defender nosso prefeito que e o unico prefeito que foi eleito em felipe guerra que esta fazendo algo pelo povo e pela cidade publique os comentários deixe de ser fraco homem

Anonymous disse...

Será que vocês vão morrer doidos atrás de alguma coisa pra prejudicar o único prefeito tudo que faz é em benefício da população de Felipe Guerra? não percebem que tudo que vocês fazem quebram a cara? acham pouco os longos anos que passaram passando a mão no nosso dinheiro? Eu até entendo o desespero dessa corja, porque foram muitos anos vivendo só de luxo, construindo mansões, casas e mais casas de aluguel, parques de vaquejadas, casas de praia, apartamentos de luxo por aí a fora, fazendas, viagens caríssimas, pessoas que nem se quer moravam aqui recebendo salários altíssimos, inúmeros funcionários sendo beneficiados com a merenda das escolas, sem esquecer das inúmeras formaturas que foram bancadas. E tudo isso com o nosso dinheiro. Vocês só querem prejudicar Haroldo por dois motivos: O primeiro é que estão morrendo de saudade disso tudo que falei e o segundo é que vocês só pensam em vocês mesmos e nunca pensaram no povo de Felipe Guerra como Haroldo Ferreira pensa desde que assumiu a prefeitura. Haroldo é o melhor e todos sabem disso.

Anonymous disse...

ISSO É A MAIS PURA VERDADE. DEUS NOS LIVRE DE FELIPE GUERRA VOLTAR O QUE ERA.

Anonymous disse...

É super interessante que adoramos citar e criticar os erros dos outros quando não nos favorecem, porém quando é citado os nossos sempre damos um jeito de querer sobressair. Digo isso me referindo a gestão atual com a passada, ou melhor com as passadas. É revoltante a hipocrisia que alguns filhos da burguesia fala e muitos leigos curtem e acham muito certo as baboseiras e mentiras que "eles" escrevem , onde já tiveram oportunidades e não fizerem a não ser para o seu próprio crescimento, onde a menor formatura (paga com o nosso dinheiro) era de direito de medicina... Hoje tudo serve de crítica como se tivesse direito e exemplo de criticar algo. Temos o direito de criticar quando sabemos fazer melhor, quando temos em nossa mente a ideologia de fazer algo novo e não só com o pensamento que muitos de mentes aberta e que não sofrem de Amnésia anterógrada aguda sabem que é só para descaradamente brincar com o nosso dinheiro mais uma vez como fizeram durante muitos e muitos anos. Acho um ato bastante corajoso de um cidadão na qual teve a vida cheia de regalias que nunca soube o que foi utilizar um meio de transporte publico, uma escola publica, um hospital publico, saber utilizar a sua página para postar criticas da atual gestão. O MAIOR ERRO DA GESTÃO ATUAL É NÃO SABER PERSEGUIR, NÃO SABER ESCOLHER OS SEUS, como eram os governantes das gestões passadas. Na qual quem não seguisse a sua cartilha era para sofrer, e sofrer calado.
Já vi comentários falando sobre o hospital onde hoje tem mais de 15 médicos e para todos, onde antigamente não se tinha nem uma gaze para fazer um curativo (sofri um acidente em 2009 e tive que limpar a ferida em Apodi, pois no hospital de Felipe Guerra/RN não existia gazes e nem soro). Já vi falando sobre salários onde antes já teve atrasos que chegavam a 9 meses, e agora vem falar dos ônibus universitários, é isso mesmo? Quem nunca deixou de ir para aula por falta de combustível de 2 anos para trás que atire a primeira pedra, onde existiam dias que saíamos para Mossoró as 18:00 horas, esperando a boa vontade do gestor nos da a ordem de combustível, muitas vezes tínhamos que vez humilharmos para poder estudar e que o dilema do Sr Secretario de Educação era que o município não tinha obrigação com ensino superior, e teríamos que aceitar as migalhas que eram nos dada. E quando falamos disso não podemos olhar para trás, porque não podemos? Mas te entendo, para você ficar bem na fita, pois tenho plena convicção que quem olhar para o passado e não precisa ser muito distante saberá de onde você veio, quem é você e do que você é capaz. Não só devemos como temos a obrigação para não voltar a cometer os mesmos erros. Pois filho de peixe ... Peixinho é...

Anonymous disse...

Gostei. Só tem uma explicação pra terem tanta raiva de Haroldo e prejudica-lo de um jeito ou de outro: saudade da vida boa e mansa, ou será que eles acham que o povo ta sofrendo mais do que o que sofriam? Isso me faz rir.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não esqueçam que Deus é justo.

Anonymous disse...

Haroldo creia em Deus, e tenha paciencia que tudo dara certo!!!

OLIVEIRA disse...

Promotor, porque você não procura saber como está o livro de ponto de Bráz Costa lá no hospital de Apodi, pois segundo um funcionário daquele hospital ele mal pisa lá para cumprir sua pena alternativa, e se tem alguém assinando por ele temos um crime aí de falsidade ideológica...

Anonymous disse...

A cegueira desses BACURAUS pelo PODER é tão grande, que não enxergam as obras que estão pelos 4 cantos da cidade.

Arrocha bacurau gostoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anonymous disse...

Eles enxergam até demais, é porque a vida deles foi fingir, e hoje tão fingindo que não tão vendo o que Haroldo tá fazendo. e vocês fiquem sabendo que nós não vamos permitir que a nossa prefeitura seja aquela velha máquina de fazer dinheiro só pra essa corja, porque agora nós temos Haroldo Ferreira, um homem de caráter e disposto pra lutar por nós.

Tecnologia do Blogger.