A união faz a Força...

Artigo & Opinião por Gleicigene Bezerra 

Diante dos desafios e das necessidades cotidianas, alguns cidadãos residentes na comunidade rural de Santana, município de Felipe Guerra, resolveram se organizar num sistema conhecido como cooperativismo, formado por um grupo de pessoas com objetivos comuns e divisão igualitária dos benefícios e das obrigações. 

O prefeito Haroldo Ferreira tem contribuído no processo de preparo das terras como forma de incentivo aos agricultores. Enquanto uma empresa privada visa lucro, tem número de sócios limitados e quem manda é quem tem maior controle acionário, nos plantios de melancias da Santana, às decisões são tomadas em assembleias e, apesar dos interesses econômicos, seu principal objetivo é ajudar seus associados. 

Estudos recentes têm demonstrado que a participação em cooperativas acarreta para os produtores rurais ganhos econômicos no valor da produção. A ideia dos agricultores Santanenses não só vem dando certo como vem ganhando destaque. Recentemente uma equipe da TV Costa Branca, filiada a Inter TV Cabugi, esteve na Santana, ocasião na qual mostraram para todo estado a boa produção de melancia. 

Tudo é preparado com antecedência e obedecendo aos critérios de organização que vão desde a plantação, passando pela colheita e chegando aos procedimentos de analises de valores de mercado. Com a determinação de todos os associados os plantios de melancias da comunidade de Santana têm crescido a cada ano. São organizações dessa natureza que nos prova definitivamente que nossos agricultores não precisam de prato pronto à mesa, mas de incentivos para conquista-los. 

O apoio ofertado pelo prefeito Haroldo Ferreira, aos agricultores Emanuel Lima; Eliabio Canela; João de Maro, Agnaldo Batista e Valdir Alves tem sido essencial provando que a união faz a força, algo jamais visto na história da agricultura de nosso município. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.