Número de refeições diárias para os moradores da Casa do Estudante diminui

A Casa do Estudante de Mossoró continua passando por dificuldades. Segundo o diretor administrativo, Valdemar José Filho, desde o início do ano os estudantes estão contando com ajuda da sociedade mossoroense e de cidades vizinhas para manter as refeições dos moradores. Das quatro refeições distribuídas diariamente, o número baixou para apenas uma.

“O Estado criou o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para atender a Casa masculina e feminina de Natal pelo Barriga Cheia, mesmo assim não deu certo. Aqui em Mossoró entramos com uma ação na Promotoria para o Estado retornar a fornecer a alimentação, mas também não deu certo. Graças a Deus a sociedade continua contribuindo”, diz Valdemar.

No momento vivem na Casa do Estudante cerca de 70 jovens. “O número é esse por causa da greve da Uern e da Ufersa”, destaca o diretor.

Em junho desse ano, por atraso de salário, a Casa poderia ficar sem a única cozinheira que faz as refeições para os estudantes, mas, segundo Valdemar, foi feita um acordo com a profissional e, através de uma campanha interna, foi alcançado o dinheiro para pagar dois meses de salário à funcionária. Por mês, são gastos em torno de R$ 1.500,00 para pagar a cozinheiro, incluindo salário, FGTS e INSS.

Os estudantes que vivem na Casa pagam apenas uma mensalidade simbólica de R$ 40,00 para ajudar nos custos. A maior parte dos jovens é das cidades de Messias Targino, Frutuoso Gomes e Antônio Martins. Há ainda rapazes de municípios como Apodi e Felipe Guerra.

A situação da unidade de Mossoró é a mesma de outras Casas do Estudante no Estado. Praticamente todas elas passam pelo mesmo problema e algumas já chegaram a fechar, como a de Jucurutu.

A Casa do Estudante sempre passou por dificuldades, em outros anos chegou até a receber ajuda da Prefeitura, mas de acordo com o diretor administrativo, está mais difícil.

Gazeta do Oeste
Número de refeições diárias para os moradores da Casa do Estudante diminui Número de refeições diárias para os moradores da Casa do Estudante diminui Reviewed by Blog Foco Notícia on 10:53 Rating: 5

Nenhum comentário