Ministro Teori Zavascki manda Lula para as mãos de Sérgio Moro

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para o juiz Sérgio Moro o processo referente à apuração sobre eventual crime cometido pelo ex-presidente Lula no sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá.

Teori também anulou a validade jurídica da escuta telefônica que interceptou conversa do petista com a presidente afastada Dilma Rousseff.

Os inquéritos remetidos nesta segunda-feira a Curitiba apuram se o ex-presidente ocultou patrimônio e se recebeu vantagens de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras, na forma de reformas ou através do pagamento de palestras.

Na decisão em que anulou a validade da interceptação da conversa entre Lula e Dilma, Teori considerou que Sérgio Moro não tinha competência para analisar o material, por envolver a presidente da República, que só pode ser investigada pelo Supremo. Além disso, o ministro considerou irregular a divulgação das conversas.

Com a decisão de Teori, Sérgio Moro poderá ainda deliberar sobre outra questão referente a Lula: a que suscita um pedido de prisão contra o ex-presidente. O pedido foi feito em março pelo Ministério Público de São Paulo na apuração do caso do triplex do Guarujá.

Portal Noar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.