Grupo que quer separar Sul do resto do País organiza plebiscito informal

Você já imaginou os Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formando um país independente? É o que o movimento "O Sul é Meu País" almeja. O grupo está organizando um plebiscito informal sobre a causa. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a votação está marcada para o dia 2 de outubro, das 8h às 17h, paralela às eleições municipais, e contará com 4 mil "urnas" nos três Estados.

A cédula terá a pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".

A meta do movimento é alcançar 1 milhão de pessoas, número equivalente a 5% do eleitorado da região Sul. As urnas e as cédulas serão custeadas por voluntários.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o promotor gaúcho Rodrigo Zilio, do gabinete eleitoral, afirmou que a votação, embora não tenha legalidade, é permitida. Para ter legalidade, o plebiscito deveria seguir a Lei 9.709. Em outras palavras, ser aprovado pelo Congresso sob regulação da Justiça Eleitoral.
Diario de Pernambuco
Grupo que quer separar Sul do resto do País organiza plebiscito informal Grupo que quer separar Sul do resto do País organiza plebiscito informal Reviewed by Blog Foco Notícia on 15:51 Rating: 5

Nenhum comentário