Mulheres negras são mais vítimas de violência que as brancas

As mulheres negras são mais vítimas de violência que as brancas e as raízes do problema estão associadas à escravidão. A avaliação é da promotora de Justiça Lívia Santana Vaz, do Ministério Público da Bahia, durante I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: práticas e experiências contra o racismo e o sexismo que aconteceu esta semana.

“Não há dúvida nenhuma que, em decorrência da forma como houve a escravização das mulheres negras no Brasil e o racismo institucional que persiste até os dias de hoje, a mulher negra é muito mais vítima de violência de gênero do que a mulher branca”.

A promotora destacou que, de acordo com o Mapa da Violência 2015, os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. No mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%,

Segundo Lívia Vaz, elementos culturais e midiáticos contribuem para a manutenção e aumento da violência e discriminação contra as mulheres negras e citou o exemplo do carnaval, em que as mulheres negras são associadas ao sexo e parte do negócio do turismo.

Nilma destacou as desigualdades a que são submetidas às mulheres negras e disse que a mudança de perspectiva pode ocorrer por meio da educação.
“A educação, seja ela escolar, formal, seja a educação enquanto processo de vida, sempre fez parte da luta das mulheres e, principalmente, das mulheres negras”, destacou.

Para a ex-ministra, houve avanços na educação brasileira no que se refere às minorias, sobretudo com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.
Agência Brasil/Vi no Mossoró Hoje
Mulheres negras são mais vítimas de violência que as brancas Mulheres negras são mais vítimas de violência que as brancas Reviewed by Blog Foco Notícia on 22 julho Rating: 5

Nenhum comentário