Em Lucrécia, candidatos só não se elegem em caso de morte ou zero voto

Os candidatos nas eleições municipais de Lucrécia, no Alto Oeste potiguar, estão praticamente eleitos. O caso é que apenas uma chapa concorre à Prefeitura Municipal e 9 são candidatos a vereador, quantidade de cadeiras a ser preenchida na Câmara Municipal. Portanto, eles não têm nenhuma concorrência no pleito.

Os políticos só não serão eleitos em caso de morte ou se não receberem nenhum voto. A cidade de Lucrécia é a única em todo o Brasil que não terá "disputa" por cadeira na Câmara.

Além disso, a cidade é uma das 97 do Brasil que têm um único candidato a prefeito na eleição deste ano.

Lucrécia tem quase 4 mil habitantes, dos quais 3.265 são eleitores.

Os políticos de Lucrécia admitem que houve um "entendimento" para que houvesse uma candidatura única para a eleição majoritária.

"Já vínhamos tentando isso há alguns anos. Lucrécia tem situação e oposição fortes e as disputas eleitorais são acirradas. Desta vez, durante mais de um ano, tivemos inúmeras reuniões com a oposição e decidimos que, pelo bem de nossa cidade, teríamos uma chapa única para a eleição majoritária", afirma o atual prefeito, Walter Araújo (PSB), ao G1RN que vai deixar a prefeitura após oito anos de mandato.

A candidata da chapa única é a professora Conceição Duarte (DEM).

Já no caso dos vereadores, aconteceu espontaneamente. Mesmo tendo 10 chapas eleitorais no município, apenas 9 pessoas quiseram se candidatar este ano.

Para o empresário Edson Soares (DEM), que já foi vereador por dois mandatos e caso corra tudo bem pode voltar à Câmara, o que acontece é que as pessoas estão descrentes com a política.

Lucrécia fica na comarca de Almino Afonso, uma cidade vizinha. O promotor de Justiça Baltazar Patrício diz não ver irregularidade no fato de haver apenas nove candidaturas para a Câmara de Lucrécia. "É uma situação pitoresca e única. Até o momento, não enxerguei ilegalidade alguma." O juiz da comarca, Romero Piccoli, diz que até o momento não chegou ao Poder Judiciário nenhuma impugnação relativa ao registro dessas nove candidaturas. "Ainda haverá análise final sobre o deferimento ou indeferimento desses registros.

Com informações G1RN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.