Felipe Guerra tem 3ª melhor nota em séries iniciais do Rio Grande do Norte, aponta Ideb

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (8), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. O município de Felipe Guerra destacou-se pelos bons índices na rede municipal de ensino pelo indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos.

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam o município com nota 5,8 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano), atingindo a 3ª melhor nota do Estado, empatando apenas com o município de Cruzeta (5.8), e ficando atrás apenas de Santana dos Matos (6,1) e Acari (5,9) no ranking estadual.

As séries finais (8º e 9º ano) também ficaram bem classificadas, com nota 4,1, quando a meta projetada para 2015, era de 3,4.

COMO É CALCULADO O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). 

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. 

O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para parabéns para a gestão "construindo e inovando",a secretaria de educação que reverteram todo um quadro de calamidade que era a educação do município, pois faltava de tudo, desde o transporte escolar, merenda,condições de trabalho para os profissionais, salários dos servidores da educação atrasados, materiais de higiene, enfim faltava de tudo e hoje vemos tudo diferente: merenda de qualidade, transporte escolar digno,condições de trabalho dignas, salários dos servidores em dia, o quadro não poderia ser outro a não ser a melhora da educação e de seus indicadores, mas é revoltante nós vermos professores acompanhando a oposição, querendo o retorno do atraso, dos desmandos e de tudo de ruim que foi citado acima. Professores que saiam de suas casas sem ter nada para alimentar sua família, sem ter como pagar suas contas e outras coisas mais quererem o atraso. Por isso tudo, vocês pais prestem atenção nos seus filhos quando chegam em casa, procure saber o que esses professores estão ensinando de valores a seus filhos, porque é revoltante ver essa classe querendo o retrocesso. Senhor meu Deus tenha misericórdia dessa cidade, pois pense num povo ruim e que não sabe valorizar o que é bom, o que funciona e dar resultados.Fica a dica.

Anônimo disse...

PARABÉNS F. GUERRA PELO BELÍSSIMO RESULTADO ALCANÇADO NO IDEB. ISSO FOI RESULTADO DE MUITO ESFORÇO DA ATUAL GESTÃO E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO QUE É MUITO COMPETENTE, COMO TAMBÉM, A AJUDA DOS PROFESSORES QUE TIVERAM CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO.VEJA A FOTO DA SALA DE AULA: LIMPA, CARTEIRAS NOVAS, ALUNOS COM FARDAMENTO E FELIZES. POR ISSO, OS RESULTADOS APARECERAM. PARABÉNS A TODOS.

Tecnologia do Blogger.