Horário de verão entra em vigor neste domingo

Começa hoje (16) o horário de verão adotado no Brasil em dez estados mais o Distrito Federal, fazendo com que os moradores adiantem os relógios em uma hora.

Com a mudança durante todo o período, até fevereiro de 2017, o governo federal estima uma economia de R$ 147,5 milhões. O valor representa o custo evitado em usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga, segundo informa o G1.

A medida, controversa para parte do país, tem como objetivo reduzir a demanda de energia durante o horário de pico (18h-21h). O horário de verão permite, por exemplo, que a iluminação pública seja acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.

Os estados que adotam o novo horário são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF.

O balanço é positivo. Segundo o governo, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Isso equivale, em todo o horário de verão, ao consumo mensal aproximado de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado desde 1931/1932, com alguns intervalos.

Pesquisas mostram, ainda, que os benefícios da mudança podem ir um pouco além da economia, afetando também o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro.

O horário de verão vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.
Notícias ao minuto
Horário de verão entra em vigor neste domingo Horário de verão entra em vigor neste domingo Reviewed by Blog Foco Notícia on 12:59 Rating: 5

Nenhum comentário