10 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Na prova de redação Enem 2016 os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo defendendo suas opiniões sobre temas que geralmente abordam assuntos do cotidiano popular com relevância social.

Listamos alguns temas de redações do Enem, assim teremos uma noção do que possa a vir ser cobrado nesta edição do Exame:

Em 2008 os participantes do Enem tinham que desenvolver um texto sobre soluções para defender a floresta amazônica. Em 2009 o tema proposto foi “O indivíduo frente à étnica social”.Em 2010 foi à vez dos candidatos desenvolverem um texto sobre “O trabalho na construção da dignidade Humana". Em 2011 foi a vez do fenômeno das redes sociais com o tema “Viver em rede no século XXI: o limite entre o público e o privado”.

O tema proposto para a redação do Enem 2012 foi imigração, “Movimento Imigratório para o Brasil no século 21”. Sempre abordando assuntos cotidianos a redação do Enem 2013 foi sobre a “Lei Seca”, que proíbe o consumo de álcool para motorista. Em 2014 o tema escolhido foi Publicidade Infantil em questão no Brasil e em 2015 sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Como se vê, o tema escolhido para a redação Enem é sempre de grande relevância social, politicamente correta e de forte impacto na sociedade como um todo. O Exame se presta a debater as grandes questões de nosso tempo, os aspectos contemporâneos de nossa sociedade, temas que geram sempre debate e reflexão. É, sobretudo, o momento de colocar em prática aquilo que se aprendeu nos estudos.

Seguem 10 temas possíveis de redação amplamente debatidos e “sofridos” na sociedade brasileira que podem cair como tema do ENEM 2016:

1. A crise hídrica no Brasil

Se este tema não cair na prova, é só porque ele está muito evidente, pois é algo sobre o qual todos falam (e muito). Muita gente ainda sofre tal problema e não isso está nem perto de acabar!

Então, aconselho você a ler mais sobre a falta d’água, as perspectivas para os próximos anos, os problemas causados e, principalmente, o que o Estado e o cidadão podem fazer para minimizar os problemas.

2. A mobilidade urbana: desafios e soluções!

A mobilidade urbana é um desafio para o Estado Brasileiro. São várias as tentativas, mas nada ainda foi efetivamente concretizado para melhorar o deslocamento do trabalhador brasileiro. Isso compromete o desenvolvimento do país! Pesquise mais sobre isso!

3. Envelhecimento da população: sinal de desenvolvimento e desafio para vários campos.

O envelhecimento populacional é reflexo da queda da taxa de fertilidade e do aumento da expectativa do brasileiro, mas também é um desafio para a previdência, para a medicina e para várias outras áreas. Pesquise mais sobre as áreas que podem crescer ainda mais, como a fisioterapia, enfermagem, cuidadores, a relação de trabalho do idoso que quer voltar à atividade, etc.

4. Inclusão social: o direito e o dever na sociedade.

A inclusão social é um direito de cada membro da sociedade e é dever do Estado promovê-la. São várias as políticas de inserção e é relevante você pesquisar sobre isso. Deve-se levantar quais programas do governo estão ativos. Lembre-se dos programas de cotas, o motivo delas e como ocorrem para não errar na argumentação! Lembre-se das Paralimpíadas, das vias de acesso que ainda devem ser melhoradas.

5. Doenças infecciosas: como a população pode se proteger?

Lembre-se da Dengue, Zica e Chikungunya! Deve-se pensar nos novos casos das doenças, nas campanhas de combate e como conscientizar a população. Além disso, pense nos crescentes casos de microcefalia mesmo que ainda não se tenha certeza sobre sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito “aedes aegypti”.

6. O consumismo no Brasil!

Este tema é relevante, porque sempre o estamos vivenciando. É o celular que fica obsoleto quando um mais novo foi lançado, a TV de plasma que já perdeu seu valor por novas de led e assim por diante.

7. Estética e saúde: uso de anabolizantes cresceu nos últimos anos 

Não é errado pensar em se cuidar, em cuidar da beleza e do corpo! Mas se deve ter cuidado quando se usam meios não controlados ou supervisionados pela ANVISA. São vários os casos de jovens que perderam membros do corpo por uso errado ou excessivo de remédios. Isso leva a um problema de saúde pública e deve ser amplamente supervisionado para evitar mal maior.

8. A sustentabilidade: economia verde e produtividade

Deve-se pensar em como as empresas podem dinamizar sua produtividade poluindo menos. Várias indústrias no país já aderiram à economia verde e há incentivo fiscal para isso. Pesquise bastante para ajudar na sua argumentação!

9. Preconceito: um mal que atinge a todos

São vários os nichos de preconceito no Brasil. Deve-se pensar nas causas e como combater esse problema social. Pesquise as políticas públicas, as legislações que se referem a isso. Mesmo que o tema não seja este, muito provavelmente você terá subsídios para argumentar temas que o tangenciam.

 10. Intolerância: causa da violência urbana 

A intolerância é palco de várias guerras no mundo, e no Brasil ela leva à violência urbana. É o preconceito contra algum grupo, contra uma ideologia, contra uma religião. A intolerância segue contra os direitos humanos, os quais você deve defender na sua redação.

Sugestões de Décio Terror

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.