Caraúbas: Equipe de transição visita a cidade de Acari com objetivo de implantar projeto “Lixo Zero” no município

Membros da equipe de transição do prefeito eleito de Caraúbas, Juninho Alves (PSD), foram na manhã desta terça-feira (29), até Acari, cidade localizada na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, para ver “in loco” o Projeto Lixo Zero, que é desenvolvido pela empresa Pactual Serviços Ambientais.

O prefeito do município de Acari, Isaias de Medeiros Cabral, recepcionou a equipe de transição do município de Caraúbas, que contou com a presença de Miguel Araruna, Jaimar Gomes, Elionaldo Benevides, Wallen Barreto e Neto de Valdemar, que foi representando a Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental – ACRESEA.

Pela empresa Pactual Comércio e Serviços LTDA, que é a responsável pelo projeto "Lixo Zero" no município de Acari estiveram, Marconio Nepomuceno, consultor ambiental e Ériko Cruz, sócio da empresa, além do prefeito do Sítio Novo, Edílson Júnior.

O Projeto Lixo Zero desenvolvido no município de Acari foi agraciado pelo Instituto Chico Mendes com o Prêmio Socioambiental “Chico Mendes 2015”, na categoria Ação Socioambiental e o objetivo do prefeito eleito de Caraúbas, Juninho Alves, é implantar o mesmo projeto na cidade de Caraúbas.

De acordo com Miguel Araruna, o objetivo de Juninho Alves é a implantação do Projeto “Lixo Zero” em Caraúbas, que vai ser implantada a coleta seletiva com educação ambiental no município, abrangendo também o processo de reciclagem e destino final do lixo. Tudo isso com inclusão social.

Após a apresentação da metodologia do projeto, pelo consultor ambiental da empresa, Marconio Nepomuceno, a comitiva caraubense foi até a Usina de Triagem de Resíduos, que fica próximo ao antigo lixão da cidade, onde funcionar a Associação de Catadores do município e ponto de trabalho para separação do lixo seco e compostagem do lixo úmido. Com 22 associados que viram sua renda aumentar 450%. Eles recebiam R$ 200,00 mensais e passaram a receber R$ 1.000,00.

Da Triagem de Resíduos, a comitiva foi até o local onde era depositado todo o lixo da cidade, “O Lixão”. Onde havia um grande depósitos de lixo a céu aberto, a comitiva caraubense pode acompanhar de perto o aterro controlado, que depois que o lixo é lançado no depósito, é coberto por uma camada de terra. Este sistema minimiza o mau cheiro e o impacto visual, além de evitar a proliferação de insetos e animais. 

Coordenadores da empresa Pactual Comércio e Serviços LTDA estarão vindo nos próximos dia a Caraúbas para visitar o lixão e apresentar o projeto de viabilização do programa “Lixo Zero” para ser implantado em nossa cidade.
Fotos e texto: Icem Caraúbas
Caraúbas: Equipe de transição visita a cidade de Acari com objetivo de implantar projeto “Lixo Zero” no município Caraúbas: Equipe de transição visita a cidade de Acari com objetivo de implantar projeto “Lixo Zero” no município Reviewed by Blog Foco Notícia on 01:30 Rating: 5

Nenhum comentário