Com 450 mil analfabetos no RN, Robinson vai cortar 21% do orçamento da Educação

Com quase meio milhão de analfabetos – dados do próprio governo, o Rio Grande do Norte deveria rever todo o seu planejamento educacional, mas, ao contrário disso, prevê um corte de 21,15% no orçamento da pasta para 2017. De acordo com o Orçamento Geral do Estado (OGE), essa redução resultará em queda de 66,11% nos investimentos da área, 11,38% com pessoal e 30,77% em outras despesas correntes. Números assustadores para um setor estratégico que anda em frangalhos.

A secretária de Educação do governo Robinson Faria, Cláudia Santa Rosa, reconhece os índices desastrosos do Estado. “Essa realidade compromete a população em diversos ramos de suas vidas e também para o desenvolvimento do país”, afirma ao lançar o Pacto pela Alfabetização dos Potiguares. O documento contém iniciativas que estão em fase de discussão, junto com vários segmentos, para combater o analfabetismo no RN, meta do Plano Estadual de Educação. A ideia é boa, mas rema contra a maré do próprio governo.

Déficit de professores, salários defasados e atrasados, falta de equipamentos e escolas caindo na cabeça dos alunos são apenas alguns dos graves problemas enfrentados pelo RN. Como se não bastasse tudo isso, surge de Natal, com possíveis participação de gente do governo, a ideia de privatizar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que tem sido um oásis nesse quadro caótico da educação potiguar.

Com recursos a menos para a Educação, a população pode começar a colocar as mãos na cabeça. Em muitos lugares, a escola está se tornando ponto de marginalização e os professores são as primeiras vítimas da violência. Em recente passagem por Mossoró, o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, no governo Lula, Ricardo Balestreri, avisou que o cenário da segurança pública no Brasil vai piorar muito. Com a educação capenga, então, a possibilidade de a criminalidade se alastrar ainda mais é cada vez maior.
Fonte: RN mais
Com 450 mil analfabetos no RN, Robinson vai cortar 21% do orçamento da Educação Com 450 mil analfabetos no RN, Robinson vai cortar 21% do orçamento da Educação Reviewed by Blog Foco Notícia on 01:36 Rating: 5

Nenhum comentário