Brasileiro terá de contribuir 49 anos para garantir 100% da aposentadoria

Sob argumento de salvar a economia, o governo Michel Temer está propondo mudança na previdência que são vistas, por alguns, como cruel e insana, uma vez que antes de impor uma proposta tão rígida, era necessário reduzir regalias dos poderes. A proposta mais polêmica prevê que o brasileiro terá de trabalhar 49 anos para ter direito a 100% da aposentadoria.

O novo modelo propõe 65 anos como idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres segurados do INSS e servidores públicos, trabalhadores rurais e urbanos. A regra também serve para políticos e detentores de cargos eletivos, mas o governo não conta que há uma diferença muito grande entre a vida de um senador e de um trabalhador rural ou de uma professora de nível médio.

Será possível se aposentar com 65 anos e 25 anos de contribuição, porém o cidadão só terá direito a 76% do salário. Para ter direito a 100% teria de trabalhar outros 24 anos, ou seja: dar duro até os 89 anos, neste caso específicos.

Aprovado o pacote de Temer, as novas regras passam a valer para homens com até 49 anos e para mulheres com até 44 anos. Para homens com 50 anos ou mais e para mulheres com 45 anos ou mais haverá uma regra de transição. Deficientes físicos e trabalhadores em condições insalubres continuarão com regras especiais.
(Com Reuters)
Brasileiro terá de contribuir 49 anos para garantir 100% da aposentadoria Brasileiro terá de contribuir 49 anos para garantir 100% da aposentadoria Reviewed by Blog Foco Notícia on 11:01 Rating: 5

Nenhum comentário