Deputados federais viajam ao exterior a cada dois dias, aponta jornal

O jornal Folha de S. Paulo revela neste domingo um levantamento feito a partir de relatórios e dados de transparência da Câmara dos Deputados segundo o qual a cada dois dias, o contribuinte banca viagens internacionais para parlamentares da Câmara dos Deputados.

O leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França, é variado.

O grosso das justificativas defende o conhecimento in loco de realidades diversas, além do estreitamento de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países –o que não raro inclui turismo ou atividades de duvidoso proveito legislativo.

Os campeões de viagens ao exterior são Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA). O roteiro da dupla totaliza 21 países das Américas, Europa e Ásia.

Mudalen fez 28 viagens desde 2010 e está atualmente na 29ª, segundo seu gabinete –esta, ainda sem registro no órgãos de transparência da Casa.

Do Rio Grande do Norte, o jornal cita o deputado federal Rogério Marinho, PSDB, que levou a esposa à Inglaterra em comitiva especial que discute reforma na legislação esportiva. O parlamentar argumenta que bancou do próprio bolso os dias livres e as despesas com a mulher.

Portal Noar
Deputados federais viajam ao exterior a cada dois dias, aponta jornal Deputados federais viajam ao exterior a cada dois dias, aponta jornal Reviewed by Blog Foco Notícia on 12:34 Rating: 5

Nenhum comentário