Mesmo sem chuvas, Barragem de Santa Cruz atenderá necessidades até 2019, diz governo

Em entrevista ao portal Rede News 360, quando esteve acompanhando o governador Robinson Faria em Mossoró, entre os dias 11, 12 e 13 de janeiro, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, falou acerca das dificuldades vivenciadas no Vale e na Chapada do Apodi, na região Oeste do estado, em função dos sucessivos anos de seca registrados.

Questionado sobre a ineficiência na distribuição da água da Barragem de Santa Cruz, situação que castiga agricultores e pecuárias na região que compreende as zonas rurais dos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado, Mairton explicou que, mesmo sem qualquer registro de chuva, o Governo do Estado tem estudos que asseguram que, a Barragem de Santa Cruz, atualmente com 20% de sua capacidade, tem água suficiente para atender necessidades básicas daquela região até 2019, considerando a exploração feita pela adutora Apodi-Mossoró, que já está parcialmente ativa.

Segundo o secretário, o que tem prejudicado os agricultores e pecuaristas, especialmente do Vale do Apodi, são os barramentos e desvios ilegais da água, feitos por usuários ao longo do curso do rio. Uma situação sobre a qual Mairton reconheceu a necessidade de uma melhor fiscalização da parte do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o qual precisa que a população prejudicada protocole denúncias.

O secretário também explicou que o Governo do Estado também tem investido na perfuração de poços em áreas públicas naquela região. Ação que, segundo Mairton, precisa e vai ser intensificada como forma de ampliar a disponibilidade de água, para as diversas necessidade, inclusive na área da agricultura.

Fonte: Rede News 360
Mesmo sem chuvas, Barragem de Santa Cruz atenderá necessidades até 2019, diz governo Mesmo sem chuvas, Barragem de Santa Cruz atenderá necessidades até 2019, diz governo Reviewed by Blog Foco Notícia on 14:11 Rating: 5

Nenhum comentário