Mesmo sem chuvas, Barragem de Santa Cruz atenderá necessidades até 2019, diz governo

Em entrevista ao portal Rede News 360, quando esteve acompanhando o governador Robinson Faria em Mossoró, entre os dias 11, 12 e 13 de janeiro, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, falou acerca das dificuldades vivenciadas no Vale e na Chapada do Apodi, na região Oeste do estado, em função dos sucessivos anos de seca registrados.

Questionado sobre a ineficiência na distribuição da água da Barragem de Santa Cruz, situação que castiga agricultores e pecuárias na região que compreende as zonas rurais dos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado, Mairton explicou que, mesmo sem qualquer registro de chuva, o Governo do Estado tem estudos que asseguram que, a Barragem de Santa Cruz, atualmente com 20% de sua capacidade, tem água suficiente para atender necessidades básicas daquela região até 2019, considerando a exploração feita pela adutora Apodi-Mossoró, que já está parcialmente ativa.

Segundo o secretário, o que tem prejudicado os agricultores e pecuaristas, especialmente do Vale do Apodi, são os barramentos e desvios ilegais da água, feitos por usuários ao longo do curso do rio. Uma situação sobre a qual Mairton reconheceu a necessidade de uma melhor fiscalização da parte do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o qual precisa que a população prejudicada protocole denúncias.

O secretário também explicou que o Governo do Estado também tem investido na perfuração de poços em áreas públicas naquela região. Ação que, segundo Mairton, precisa e vai ser intensificada como forma de ampliar a disponibilidade de água, para as diversas necessidade, inclusive na área da agricultura.

Fonte: Rede News 360

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.