Donald Trump toma posse como 45º presidente dos Estados Unidos

Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso nacionalista e crítico à classe política, no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral.

Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de quatro de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu.

O presidente enfatizou sua visão de colocar os interesses de seu país como prioridade: "Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. Não procuramos impor nosso modo de vida a ninguém, mas o deixamos brilhar como um exemplo. Nós brilharemos para todos seguirem".

Discurso

No seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, Trump reforça declarações de sua campanha eleitoral. "Vamos seguir duas simples regras: compre coisas americanas, e empregue americanos." E afirma ser direito de todas as nações colocar seus interesses à frente.

"Quando você abre seu coração para o patriotismo, não há espaço para preconceito."

Sobre o terrorismo, o republicano garantiu que vai intensificar a luta contra o terrorismo islâmico, que, segundo ele, será erradicado.

Alfinetando o seu antecessor, Trump diz que "o tempo de falas vazias está acabado. Agora chegou a hora da ação". "Nosso país irá prosperar novamente", completou.

"A todos os americanos, em todas as cidades, pequenas ou grandes, ouçam essas palavras: vocês nunca serão ignorados novamente. (...) Sua voz, suas esperanças e seus sonhos irão definir o destino americano."

O novo presidente dos Estados Unidos encerrou o seu discurso dizendo que o país voltará a prosperar.

"Juntos, vamos fazer a América grande novamente. Obrigada, Deus os abençoe, e Deus abençoe a América."
Donald Trump toma posse como 45º presidente dos Estados Unidos Donald Trump toma posse como 45º presidente dos Estados Unidos Reviewed by Blog Foco Notícia on 18:25 Rating: 5

Nenhum comentário