Região Oeste poderá ter filho de Felipe Guerra candidato a deputado estadual em 2018

Numericamente falando, a microrregião da Chapada do Apodi, na mesorregião Oeste Potiguar, possui eleitores suficientes para eleger um deputado estadual. A discussão em torno deste assunto vem sendo feita ao longo dos últimos anos e é intensificada sempre que se aproximam as eleições estaduais. No entanto, o que falta é consenso para que este desejo se torne realidade.

Na Chapada do Apodi estão localizados os municípios de Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Felipe Guerra, que juntos tem eleitores suficientes para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A tentativa de eleger um deputado estadual da Chapada do Apodi, a qual obteve o melhor desempenho, foi registrada nas eleições estaduais de 2010, quando o professor Flaviano Monteiro (PC do B), partindo de Apodi, obteve 15.695 votos no estado, ficando na 39ª posição.

Para as eleições estaduais de 2018 a discussão sobre eleger um deputado estadual com origem e residência na Chapada do Apodi já está posta novamente e é discutida tanto pelo eleitorado da região quando por alguns partidos políticos.
Um dos nomes que vem se destacando ao percorrer a região Oeste do Rio Grande do Norte, é o do vereador de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal (PR), que vem a ser o coordenador da União dos Vereadores do RN (UVERN). Em sua fanpage no facebook, o vereador Ubiracy tem feito um discurso direcionado a região Oeste: "Durante toda a minha vida política na cidade de Felipe Guerra, apresentei e lutei pela aprovação de diversos projetos de lei que ajudaram e ajudam essa cidade a seguir no caminho do desenvolvimento. Hoje percebo que esses projetos podem ajudar a muito mais cidades do nosso Estado, principalmente as da nossa querida e tão sofrida região Oeste".

O fato é que a cada novo pleito estadual, o que tem inviabilizado a eleição de um deputado da Chapada do Apodi tem sido os interesses individuais, e até escusos, das principais lideranças políticas das quatro cidades que compõem a microrregião. O acirramento político local, o jogo do quem dá mais e até tráfico de influência tem norteado as decisões de prefeitos, vereadores e demais lideranças no tocante ao apoio para deputado seja estadual ou federal.

O desejo do povo oestano de eleger um deputado da região é deixado de lado e este povo é negociado por cabeça, igual a gado, quando é chegada a hora das definições de apoios para deputado. As negociatas acontecem às escondidas, em gabinetes de parlamentares e casas de campo, longe dos olhos e principalmente dos ouvidos do povo. Daí aparecem do nada candidatos sem nenhum vínculo com a região, os quais são apresentados ao povo que os abraçam sem ao menos questionar, pois é um povo manipulado através da paixão política-partidária.

Diante dos fatos expostos acima, nos convencemos cada vez mais do quão é difícil, mas não impossível, a eleição de um deputado estadual filho e residente na Chapada do Apodi. Resta-nos sabermos se, em 2018, surgirá um nome com chances reais de êxito e disposto a encarar a árdua missão.

Com informações E.S
Região Oeste poderá ter filho de Felipe Guerra candidato a deputado estadual em 2018 Região Oeste poderá ter filho de Felipe Guerra candidato a deputado estadual em 2018 Reviewed by Blog Foco Notícia on 17:17 Rating: 5

Nenhum comentário