Escola Estadual Antônio Francisco apresenta projeto Música e Aprendizagem: Uma Sinfonia Diferente

Cerca de aproximadamente 200 alunos da Escola Estadual Antônio Francisco (EEAF), no município de Felipe Guerra, estiveram engajadas para realização do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) nesta sexta-feira (10). Além de peças teatrais e apresentações musicais, os estudantes expuseram textos narrativos e dissertativos, paródias e cordéis sobre o Legado Cultural e Folclórico de Personagens felipenses que marcaram época, como Zé Cute, Nonô de Aristeu, Antonio Padeiro, Mariquinha, Antônio Leite e Cezôca, e ao notar que alguns destes personagens utilizavam a música em seus trabalhos, foi feito uma retrospectiva da música dos anos 50 até os dias atuais.

O projeto intitulado Música e Aprendizagem: Uma Sinfonia Diferente, que foi aberto ao público das 8:00hs da manhã às 21:00hs, busca incentivos para o ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Estadual através do PIP, que tem a missão de desenvolver ações sistematizadas e diversificadas, através de pesquisas histórico cultural do município, a fim de que o aluno demonstre interesse pelos conteúdos educacionais e consequentemente, melhore o desempenho escolar.

Segundo a coordenadora e professora Leodete Pascoal, o PIP é direcionado a primeira série do ensino médio, mas por causa de principalmente da dinâmica do projeto, foi expandido para todas as turmas. "No primeiro momento, o projeto era para trabalhar o legado cultural e os personagens felipenses. Quando a gente inseriu estes personagens, percebemos que a maioria deles trabalhavam com músicas e resolvemos expandir para as outras turmas, fazendo uma retrospectiva desde os anos 50 da música até os dias atuais, baseado no contexto histórico, político e social, onde os alunos puderam trabalhar textos narrativos e dissertativos, fazendo paródias, cordéis, apresentação de danças e peças teatrais", disse a coordenadora do projeto e professora Leodete Pascoal.

A diretora da 13° DIRED, Mara Marlizete Duarte, que estava acompanhado de uma equipe, em conversa com nosso blog, parabenizou a Escola pela realização do projeto e considerou de suma importância para o município. "É um projeto muito importante, pois teve uma grande participação popular e o município só tem a ganhar através do conhecimento adquirido por meio deste projeto. Parabéns à Escola pela coragem em desenvolver este grandioso projeto", disse Mara.

Já a diretora da Escola, Ceci Gurgel, disse que as ações promovem um aprendizado significativo para os alunos e externou que quando a Escola foi contemplada com o projeto PIP, todos abraçaram a causa e não mediram esforços para realizar o projeto, mesmo diante das dificuldades inicial de alguns alunos que se evadia e demonstrava desestímulo, mas tudo foi superado com apoio dos professores e dando lugar ao engajamento de modo que aperfeiçoou a metodologia de ensino. "Quando percebemos o bom rendimento na aprendizagem e todos os alunos envolvidos no projeto, isso para nós, enquanto escola, foi gratificante. Só temos que agradecer aos alunos e professores, bem como a escola de modo geral, pelos bons resultados deste projeto que foi feito com muito trabalho e dedicação", disse a diretora Ceci Gurgel.

Do blog: Agradecemos a direção da Escola pelo convite, e ao mesmo tempo parabenizamos os alunos, por mais uma vez se destacar em seus trabalhos pedagógicos, isto se prova o empenho dos alunos, direção e professores em seus compromissos cotidianos. 

Confira as imagens:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.