Felipe Guerra registra 76,9 milímetros de chuva durante o carnaval, diz Emparn

O feriadão de carnaval foi de muitas chuvas no Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o interior do RN e região metropolitana de Natal registraram bons índices de chuva desde a manhã de sexta (09) até a manhã de hoje (15).

A previsão é de que as chuvas sejam frequentes até o início do mês de março em todas regiões.

Dos 173 postos monitorados pela Emparn, choveu em 117. As chuvas mais intensas ocorreram no Litoral Leste e região Oeste do estado. Somente a capital potiguar recebeu 76,9 milímetros (mm) de chuva nesse período. Em Mossoró choveu 41 milímetros.

O maior resultado foi constatado em Macaíba (199,2mm), seguida de Goianinha (192,3mm), Espírito Santo (179,9mm) e Baía Formosa (128,9mm). Em Felipe Guerra, choveu 76,5 milímetros de água no período.

Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas durante o carnaval e quarta-feira de cinzas foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical, principal sistema que provoca chuva na região Nordeste neste período do ano.

Além disso o aquecimento da água do Oceano Atlântico na área mais próxima ao litoral do RN aumenta a umidade e também favorece a ocorrência de chuva, tanto no litoral como no interior de Estado. 

O fenômeno La Niña também contribuiu para as chuvas porque evita bloqueios atmosféricos que poderiam impedir a chuva na região.

Informações: Mossoró Hoje
Felipe Guerra registra 76,9 milímetros de chuva durante o carnaval, diz Emparn Felipe Guerra registra 76,9 milímetros de chuva durante o carnaval, diz Emparn Reviewed by Thiago Gama on quinta-feira, fevereiro 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário