Falta de conscientização é ameaça para as cachoeiras de Felipe Guerra

A cachoeira da Carapina, uma das belezas naturais do município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte, está sendo maltratada por alguns visitantes. Nos fins de semana, quando está em atividade, o complexo hídrico recebe um grande fluxo de visitação que resulta em um problema: a degradação ambiental.

Os visitantes aproveitam para curtir o banho, levando lanches e bebidas, mas nem todos tem a devida consciência e responsabilidade de levar também um saco plástico para colocar o lixo produzido por eles mesmos, para posteriormente descartarem em local adequado. Pelo contrário, jogam lá mesmo. Com isso, a paisagem e o ambiente acabam por ficarem sujos, assim como mostra a imagem acima, feita a um bom tempo por Luciano Oliveira, formado em Gestão Ambiental.

Em contato com o FOCO NOTÍCIA, o secretário de Turismo do município, professor Luiz Agnaldo externou que a prefeitura está providenciando algumas placas de sinalização e pretende realizar uma blitz de conscientização no intuito de falar sobre a preservação ambiental, especialmente voltada para os cuidados com as belas cachoeiras do Roncador e da carapina, bem como levar uma equipe para fazer a limpeza nas proximidades da cachoeira.

"A parte principal é a questão da conscientização, é certo que ainda não temos estrutura para receber um volume de gente tão grande. Estamos com um projeto de construção de um ponto de apoio nas proximidades das cachoeiras e  das cavernas, que faz parte do "Rota das Cavernas", projeto que está sendo concluído. Mas iremos adotar medidas preventivas nas próximas horas e também estamos idealizando uma blitz de conscientização", disse o secretário.

Agnaldo acredita que a resolução do problema depende muito mais da conscientização e responsabilidade de cada pessoa que usufrui destes cenários naturais. "Temos que cuidar do temos hoje, mas falta consciência em muitos", disse.
Falta de conscientização é ameaça para as cachoeiras de Felipe Guerra Falta de conscientização é ameaça para as cachoeiras de Felipe Guerra Reviewed by Thiago Gama on 02 abril Rating: 5

Nenhum comentário