Felipe Guerra está entre os 10 melhores do Estado em Educação

O Ministério da Educação divulgou na última segunda-feira (3), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. O município de Felipe Guerra destacou-se pelos bons índices na rede municipal de ensino pelo indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos. Esse é o principal índice que mede a qualidade do ensino no Brasil.

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) aponta o município com nota 5,2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) o que não só ultrapassa a meta projetada para 2017 de 4,4, mas também a projetada para 2021 de 5,1 de forma que a Escola Municipal Júlio Cavalcante atingiu a 10ª melhor nota do Estado. A Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra (8ª e 9ª série) obteve a nota 3,9, quando a meta projetada para 2017 era de 3,7.  Dessa forma, todas as Escolas cumpriram a meta do IDEB.

Além do IDEB, um outro estudo divulgado pelo IFDM - índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros, também colocou a Educação do Município de Felipe Guerra em 10º lugar no ranking do Estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, a educação do nosso município continua numa posição privilegiada, o que só aumenta a responsabilidade dos profissionais envolvidos e do Governo Municipal em continuar oferecerecendo uma educação de qualidade. 

A Escola Municipal Prof. José do Patrocínio Barra tem se destacado por ter professores fazendo mestrado e pós-graduação, e inovado nos últimos anos com salas temáticas, aulas de campo, gincanas, teatro e interdisciplinidade entre as disciplinas, além de ajudar os alunos com dificuldades de apredizagens aplicando provas diferenciadas respeitando seu rítmo, visando criar condições favoráveis de aprendizado, através do desenvolvimento de novas técnicas, métodos e procedimentos de ensino, estimulando o aprendizado. A Escola também tem investido todos os anos em profissionais da área, para ministrar aulas preparatórios para o proITEC para os alunos que submete a seleção do IFRN, e consigam aprovação nos cursos de suas escolhas.

A Secretaria Municipal de Educação através do PNAIC 2017-2018 apresentou um novo formato, incorporando a Educação Infantil, garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças, e o Programa Novo Mais Educação. A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

Não somente buscando estratégias para novas práticas pedagógicas, a Secretaria tem buscado junto a EMATER, através do Programa de Aquisição de Alimentos, compra Direta que incentiva a produção da agricultura familiar, abastecer o depósito de alimentação escolar para oferecer uma merenda de qualidade aos alunos. Além de realizar reforma na Escola Municipal Júlio Cavalcante por melhores condição de trabalho, de formação de professores e de um ambiente propício a aprendizagem e adquirindo mobiliários, seguindo um padrão de qualidade do Ministério da Educação, com tamanhos adequados a cada faixa etária. A aquisição se fez necessário em função da má qualidade das carteiras utilizadas anteriormente nas escolas. Dentre outras ações.

CLASSIFICAÇÃO:
Felipe Guerra está entre os 10 melhores do Estado em Educação Felipe Guerra está entre os 10 melhores do Estado em Educação Reviewed by Blog Foco Notícia on 06 setembro Rating: 5

Nenhum comentário