Índice de infestação de dengue cai para 0,9% em Felipe Guerra

O município de Felipe Guerra registrou o menor índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, deste ano. O resultado foi obtido pelo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Em junho, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 apontava que o município de Felipe Guerra estava com um índice de 5,3% considerado em situação de risco muito alto.

Desde então, os Agentes de Endemias do município intensificaram o trabalho de forma contínua para reverter a situação e visando conscientiza a população para que se mantenha as práticas de prevenção e combate ao vetor, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Nas visitas aos domicilios, os agentes conscientizam os moradores sobre a necessidade de destruir criadouros do mosquito, independente da época do ano. Além de contar com auxílio essencial do peixamento (piabas nos depósitos para eliminação do Aedes Aegypti). 

No último levantamento realizado na segunda quinzena de setembro deste ano, o indice caiu pra 0,9% considerado de baixo risco e enquadrou o município como em condições satisfatórias. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1,0%

O Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, é possível identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.
Índice de infestação de dengue cai para 0,9% em Felipe Guerra Índice de infestação de dengue cai para 0,9% em Felipe Guerra Reviewed by Blog Foco Notícia on quarta-feira, outubro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário