Somente Opinião: Título de cidadão Felipense gera polêmica

Não poderia melhor iniciar esse quadro denominado "SOMENTE OPINIÃO" falando desse assunto  relevante que diz respeito ao título de cidadão Felipense, entregue ontem (15), na Câmara Municipal de Felipe Guerra e que gerou muita polêmica nas redes sociais. O impasse foi em relação a indicação de alguns nomes que segundo os internautas, não contribuiu em nada para o Município.

A escolha de 18 personalidades para receber o título de cidadão felipense foram a critério dos próprios vereadores. Teoricamente o título de Cidadão Felipense é destinado à pessoas nascidas fora do município, que reconhecidamente, tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados ao Município, seja pela sua atuação exemplar na vida pública ou particular. 

O problema é que a importante Concessão de Títulos de Cidadania Honorária tem fugido um pouco da sua finalidade principal não apenas nessa edição, mas em outras edições anteriores. Obviamente que como toda regra há exceção, em todas as edições existiu em sua maioria, nomes que por vez ou outra, foram de fatos merecedores do título.

Mas ao afirmarmos que a Concessão de Títulos de Cidadania Honorária tem fugido um pouco da sua finalidade principal, é justamente nos casos em que os indicados não fizeram uma contribuição de forma significativa para o município e só foram indicados para agradá-los. Não serei injusto em dizer que os homenageados não contribuíram de forma alguma.

Não queremos citar nomes e fazer demérito com os que foram homenageados este ano. Mas se existe controvérsias, é necessário que os vereadores crie um projeto de resolução com as normas mais objetiva e explícita para que não exista dúvidas sobre as personalidades indicadas nos atos de entrega de títulos de cidadania honorária e ou de outra honraria, através de homenagem simbólica, e convide a população para participar dessas discussões.

Fugindo um pouco do assunto, até compreendemos a queixa de que existe muitos internautas críticos que não participam dos trabalhos na Câmara Municipal para saber o que pensa os vereadores e os motivos para suas indicações, mas isso se dá porque a Câmara Municipal de forma errônea, acha que basta apenas fazer uma live amadora em uma rede social, que os trabalhos estão sendo bem divulgados. Vai muito além, é preciso ter um bom profissional de comunicação para atualizar as mídias sociais com textos, vídeos e imagens. Uma melhor comunicação desperta a vontade das pessoas de participar das discussões na Câmara.

Finalizo essa nota de opinião, parabenizando a todos que foram homenageados e esperamos que honre ou passe a honrar de fato, este título. Não desmerecendo ninguém, aproveito para sugerir aos nobres vereadores que existe muitas outras pessoas esquecidas e não recebem essa homenagem, as vezes pelo fato de ser uma pessoa que não faz parte da "alta sociedade", a exemplo de Professores Rurais que não sendo natural do Município, passam 20, 30 ou mais anos, dando tudo de si, e até as vezes com ou sem função pública, mas sempre ajudando o Município no anonimato.

No mais, desejo um bom final de semana a todos!

Por Thiago Gama
Somente Opinião: Título de cidadão Felipense gera polêmica Somente Opinião: Título de cidadão Felipense gera polêmica Reviewed by Blog Foco Notícia on sexta-feira, novembro 16, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário