Felipe Guerra: São poucos que se interessam por Política

Nesta quarta-feira (12), fui por espontânea vontade acompanhar a inauguração do Escritório local da Emater, unidade de apoio à agricultura familiar. Constatei que essa conquista é fruto de uma luta do prefeito Haroldo Ferreira que percebendo a falta de um local para atender os agricultores do município, conseguiu em parceria com o governo estadual, trazer um Escritório da Emater para Felipe Guerra. Todos os agricultores do município serão beneficiados com essa conquista.

Embora eu seja filho de agricultores, lamento ter que dizer que faltou na inauguração, a participação da maioria dos que dizem defender a bandeira da agricultura familiar e dos próprios agricultores. Essa não é a primeira vez, mas confesso que fico entristecido quando ações importantes, sejam qual for, deixam de ser prestigiadas por aqueles que serão especialmente os maiores beneficiários. Porém, fico contente em constatar que nossos representantes (envolvidos na ação) fizeram a parte deles ao mostrar comprometimento com o bem-estar do povo.

O que me deixa mais pensativo, é que existe muitos que costumam dizer que a maioria da população de Felipe Guerra "só pensa em política". Posso afirmar com total tranquilidade, que são poucos que se interessam por política e muitos que se interessam por politicagem. Sim, há uma enorme diferença entre política e politicagem. 

A política é a arte de governar, incluindo o bom atendimento aos interesses públicos. Já a politicagem está ligada diretamente a interesses da velha vantagem ou o famoso "jeitinho" ou para si mesmo ou para um grupo de pessoas. Felipe Guerra não avançará enquanto houver apenas politicagem e tiver engajamento apenas durante as eleições, por isso devemos observar a política em que se preza realmente pelo interesse público, acompanhando nossos representantes em suas atitudes e atividades, e se realmente ele está executando estes projetos prometidos e sugeridos como sendo do interesse do povo.

Não que a falta de participação dos maiores beneficiários desta ação acima sejam motivado apenas por politicagem, mas não podemos desconsiderar que a verdadeira política procura valorizar mais as boas ações, venham de onde vier, por isso, são dignas de serem prestigiadas. Às vezes, usamos nossas redes sociais para opinar sobre os problemas do Brasil, do assunto mais comentado do momento e etc.., e esquecemos de exercer nosso papel como cidadão de colocar no debate democrático, os assuntos agregador que envolve nosso município, de forma que saibamos questionar, sugerir, elogiar e criticar no momento certo.

Essa nota é apenas uma opinião. Poderia estender o assunto, mas é nosso objetivo que seja curto! 

Por Thiago Gama
Felipe Guerra: São poucos que se interessam por Política Felipe Guerra: São poucos que se interessam por Política Reviewed by Blog Foco Notícia on quarta-feira, dezembro 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário