Pesquisar....

O desafio de se conviver com a nova realidade econômica de Felipe Guerra

Nos últimos anos, a participação de Felipe Guerra na distribuição dos royalties da plataforma continental possibilitou ao Município avanços imensuráveis em algumas áreas da administração pública de forma que foi possível realizar aquilo, prometido por anos. De fevereiro de 2015 até fevereiro de 2018 foram 3 anos de repasses gordos para os cofres da prefeitura de Felipe Guerra. Os recursos provenientes de royalties do petróleo são generosos, todavia, não são eternos.

Do início ao fim dos royalties que compreende a atual gestão, para a sorte dos moradores da comunidade do Brejo, o calçamento do corredor, mas para o azar das comunidades de São Lourenço, Pindoba e outras, a ponte metálica não concluído. Estes são apenas dois exemplos de obras que consideramos mais importantes simbolicamente que foram e seriam realizadas com os recursos provenientes dos royalties da plataforma continental. 

Não quero aqui detalhar, em que foi aplicado com tanto dinheiro dos royalties nesses 3 anos e suas lacunas. Como cidadão, tenho divergências com o prefeito Haroldo Ferreira nesse ponto, por considerar que a sua aplicabilidade, embora importante no ponto de vista infraestrutural, não foi suficiente, a fim de gerar o verdadeiro desenvolvimento para Felipe Guerra a longo prazo, que contemplasse um conjunto de políticas. Dentre elas, as pautadas pela geração de emprego e de governança. Mas este é um assunto que será melhor discutido nos próximos anos, a depender do interesse da população com a política, e não com a politicagem.

Agora em diante, para Felipe Guerra avançar, tudo dependerá dos recursos de emendas parlamentares, convênios e outros acordos proveniente de parcerias com o governo estadual e federal. Ou seja, o prefeito Haroldo Ferreira vai precisar de muita articulação política para viabilizar recursos para o município de Felipe Guerra. Haja visto que a maior parte do dinheiro arrecadado pelo município está comprometida com despesas obrigatórias e vinculadas, suficiente apenas para manter os serviços básicos em funcionamento.

Por hoje é só, mas continuamos com este assunto em outra oportunidade. Desejamos um excelente final de semana a todos!
Publicidade
BERIKAN KOMENTAR ()